Viagora

Base do governo Lula ainda não está consolidada, diz Marcelo Castro

Para o senador desde a eleição do presidente já se passou tempo suficiente para a concretização de uma base alinhada.

O senador Marcelo Castro (MDB) declarou que a consolidação da base no Congresso Nacional é um dos desafios que o presidente Lula ainda enfrenta.

O parlamentar, que esteve no Piauí para celebrar os 100 dias de governo de Fonteles, ainda afirma que no campo da economia tem esperanças do Brasil atrair investimento estrangeiro.

Para o senador desde a eleição de Lula já se passou tempo suficiente para a concretização de uma base alinhada, estável. Contudo, Marcelo Castro afirma que o governo não está com suas articulações politicamente engatadas.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraSenador Marcelo Castro (MDB).
Senador Marcelo Castro (MDB).

“A base do governo ainda não está consolidada, não estou fazendo uma crítica, mas já é um assunto que já deveria estar superado. O Lula foi eleito em novembro de lá para cá se passaram 5 meses, tempo suficiente para se ter uma base estável e as coisas ainda não estão bem engatadas politicamente”, pontua.

A necessidade de um diálogo mais preciso com os partidos da base foi destacada pelo senador como uma solução viável para falta de entendimento.

“Falta mais diálogo, mais entendimento, uma conversa mais franca, mais aberta com os partidos que estão na base. Por exemplo, o União Brasil é um partido que tem ministérios importantíssimos, tem três ministérios e a gente ouve dizer que o União Brasil não sabe se vota, não sabe se não vota, que é independente. Está faltando alguma coisa nessa articulação, que as coisas não estão fluindo da maneira que deveriam estar fluindo”, aponta.

Além deste fator, a economia também é apontada pelo parlamentar como um dos desafios de Lula, mas afirma que tem boas expectativas diante da imagem positiva que o presidente tem perante a sociedade e o exterior.

“Do ponto de vista da economia nós temos muita esperança de que as coisas corram bem, primeiro: o crédito que o Lula tem perante a sociedade brasileira e o mundo internacional, todo mundo vê que o Brasil é um país que tem compromisso com o meio ambiente, tem estabilidade democrática, que as pessoas podem investir com segurança, é um fator muito positivo do ponto de vista estrangeiro”, explica.

Marcelo Castro voltou a defender a reforma tributária ressaltando a necessidade de dar prioridade a pauta neste primeiro semestre para que o Brasil simplifique seus impostos.

“Tem a reforma tributária para ser feita, vamos fazer todo esforço para fazer agora no primeiro semestre, se não der com certeza faremos no segundo semestre. Nós precisamos simplificar nossos impostos, precisamos tirar a carga tributária brasileira das costas do assalariado, dos mais pobres e fazer com que os mais riscos, que não tem para onde correr, terão que contribuir mais”, esclarece.

Facebook
Veja também