Salipi 2026 celebra literatura e reúne escritores nacionais em Teresina
A 24ª edição do evento, que segue até domingo (14) com palestras, lançamentos de livros e atrações nacionaisO Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), voltou a se transformar em um grande ponto de encontro para leitores, escritores e amantes da cultura com a realização da 24ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi). O evento, que começou na última quinta-feira (5) e segue até o próximo domingo (14), reúne uma programação diversificada com grandes nomes da literatura nacional.
Consolidado como um dos maiores eventos literários do Nordeste, o Salipi une escritores, jornalistas, pesquisadores, educadores, estudantes e o público em geral proporcionando debates, oficinas, palestras, lançamentos de livros e apresentações culturais. Neste ano, a homenagem é dedicada ao escritor, poeta, historiador, professor e cronista piauiense Paulo Machado, reconhecido por sua contribuição à literatura e à preservação da memória cultural do estado.
O Viagora esteve no evento e conversou com visitantes, expositores e autores que destacaram a importância do Salipi para a formação cultural e o incentivo à leitura.
Frequentadora do salão desde a infância, a socióloga Raissa Silva relembrou as experiências vividas ao longo dos anos no evento. “Eu lembro de vir desde pequena e sempre ficar maravilhada com o evento. A minha mãe me trazia e foi muito enriquecedor para minha formação como socióloga e como pessoa”, afirmou.
Entre os estudantes que prestigiam a programação, Guilherme destacou a expectativa para participar dos encontros com autores convidados.
“Eu estarei hoje em um dos eventos com autores e estou muito animado para o seminário com a Socorro Acioli. Está sendo uma grande experiência. O que eu mais estou ansioso é para ver o Raphael Montes no sábado. Ele é meu autor favorito e ter a oportunidade de ouvir o que ele tem a dizer além das histórias escritas nos livros vai ser incrível”, disse.
O poeta e escritor baiano José da Boa Morte também participa da programação apresentando suas obras ao público. “Estou apresentando meu livro aqui, ‘Amor e Risos Sem Fronteiras’, e trazendo a nova edição da revista cultural Artpoesia, edição 148. Agora em maio celebramos 27 anos. Em destaque na nossa edição temos Amélia Rodrigues e Torquato Neto, ela da Bahia e ele do Piauí”, destacou.
Para quem trabalha diretamente com a comercialização de livros, o evento representa uma oportunidade de aproximar novos leitores da literatura. A vendedora Isabele Ribeiro participa do Salipi pela terceira vez e observa o entusiasmo do público mais jovem. “Já é o meu terceiro Salipi e é sempre animado. As crianças estão muito empolgadas e é uma dádiva ver esse interesse pela leitura da geração mais nova. Aqui é o lugar certo para achar o seu gosto literário, tem livros de todos os gêneros e dos mais variados”, ressaltou.
Além de movimentar o mercado editorial, o Salipi também promove debates sobre educação, cultura e cidadania, fortalecendo o acesso ao conhecimento e incentivando a formação de leitores em todas as idades.
Confira a programação do Salipi 2026
• 08 de junho
Fernando Morais – 17h30
Socorro Acioli – 19h30
• 09 de junho
Jeferson Tenório – 19h30
• 10 de junho
Clara Alves – 18h30
• 11 de junho
Carina Rissi – 17h30
Bárbara Carine – 19h30
• 12 de junho
Helena Duncan – 17h30
Aline Bei – 19h30
• 13 de junho
Cláudio Mourão – 9h
Gabriel Dearo e Manu Digilio – 15h
Raphael Montes – 17h
• 14 de junho
Vitor Martins – 15h30
Djamila Ribeiro – 17h30