Defesa Civil do Piauí usa drones para monitorar riscos e desastres
A Sedec tem implementado metas e fortalecido indicadores, que estão previstos no Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil.Entre os dias 2 e 5 de fevereiro, um curso de introdução à operação de drones formou e capacitou equipes da Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec). A iniciativa contou com a parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, afirmou que a estratégia de utilizar equipamentos avançados contribui para melhorar a tomada de decisão na gestão de riscos e desastres.
“Mapear e monitorar são atividades estratégicas nas ações de defesa civil. Hoje, esses processos são feitos de forma remota, utilizando tecnologias avançadas, tanto na prospecção de dados e no levantamento aerofotogramétrico quanto no tratamento das informações e na geração de produtos que orientam o planejamento urbano e a tomada de decisão na gestão de riscos e desastres”, destacou o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa.
Joyce Medeiros, engenheira da Sedec, explicou que a secretaria tem implementado metas e fortalecido indicadores, que estão previstos no Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, sendo a ampliação do mapeamento de áreas de risco de todo o estado, um dos objetivos.
“A capacitação em drones foi muito importante, pois possibilitou aprofundar conhecimentos sobre o uso correto dos equipamentos, os riscos envolvidos e o manuseio adequado. Tivemos a parte teórica e também a prática, o que contribui diretamente para o planejamento de voo e para uma atuação mais qualificada em campo”, explicou Joyce Medeiros.