Viagora

Presidente do CRM admite possibilidade de fazer intervenção médica no HUT

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) através de nota, informou que está regularizando o abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde.

Nesta quinta-feira (07), o Viagora obteve acesso a um vídeo que circula nas redes socias, onde o presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), Dr. João Araújo Moura Fé, admite a possibilidade de interdição ética parcial do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), caso as várias irregularidades denunciadas na gestão do prefeito Dr. Pessoa não sejam solucionados.

De acordo com o Dr. João Araújo, o conselho já realizou uma fiscalização no HUT nessa quarta-feira (06), gerando um relatório detalhando as problemáticas identificadas que prejudicam os pacientes, bem como os profissionais.

“Nós recebemos denúncias de irregularidades no HUT e diante disso procedemos com a fiscalização ontem e estamos de posse do relatório, onde constatamos as irregularidades”, explicou. 

O representante do conselho ainda pontuou que os órgãos competentes foram notificados acerca do relatório técnico e que existe a possibilidade de interditar alguns setores do HUT até a resolução dos problemas.

“Encaminhamos o relatório para as autoridades competentes para que as irregularidades sejam solucionadas, de uma maneira administrativa, mas se isso persistir nós podemos aprovar indício de interdição ética parcial em alguns setores do HUT para que resolvam esses problemas”, afirmou.

Entenda o caso

Após denúncias frequentes que escancaram a realidade do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), expondo as condições precárias de estrutura e funcionamento, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) encaminhou nessa terça-feira (05), ao Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI), um ofício jurídico solicitando a urgente interdição ética do trabalho médico no hospital.

Constam nas denúncias, noticiadas pela imprensa local, que no HUT faltam medicamentos básicos e imprescindíveis, como antibióticos, analgésicos e morfina. Além disso, a estrutura da unidade compromete a atuação dos médicos. 

Segundo o SIMEPI, a situação é tão grave que tem gerado até mesmo a morte de pacientes diante da falta de investimentos em infraestrutura para proporcionar um atendimento adequado.

Por isso, no ofício, o sindicato pede que o médico seja proibido de trabalhar, a fim de salvaguardar a segurança do profissional, bem como dos pacientes.

“De acordo com o relato dos médicos, a falta de medicamentos no HUT já causou mortes e prejuízo à saúde dos pacientes, evidenciando a total ausência de condições mínimas para a segurança do ato médico. Também denunciam a morte e agravamento da saúde dos pacientes internados por hipertermia, em consequência de os aparelhos de ar-condicionado das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estarem quebrados”, destaca o SIMEPI.

O sindicato também informou que realizou uma fiscalização in loco na unidade de saúde, no dia 30 de janeiro deste ano, após denúncias dos próprios médicos,  e constatou a ausência de insumos e medicamentos básicos, bem como a precariedade das condições estruturais e sanitárias para a assistência à saúde dos pacientes e realização do ato médico. O relatório foi encaminhado para o Ministério Público do Estado para adoção de medidas cabíveis.

Outro lado

Ao ser questionado pelo Viagora sobre a possibilidade de interdição ética no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), pelo CRM-PI, o secretário de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Teresina, Thesco Silva, não respondeu à reportagem.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, foi procurado também, mas até o fechamento da matéria o gestor não atendeu às ligações.

Procurada sobre o assunto, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu uma nota afirmando que está regularizando o abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde. Confira abaixo o esclarecimento na íntegra:

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Italo Costa, informa que o abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde do município está em processo de regularização. 

O pagamento dos fornecedores provenientes dos pregões está sendo efetuado, possibilitando a entrega de uma grande parte dos medicamentos nas unidades de saúde na segunda-feira (4). 

Ao longo desta semana, está prevista a entrega de outros quantitativos. 

Italo Costa destaca que, desde que assumiu a gestão da FMS, tem se empenhado em regularizar o abastecimento de medicamentos nos hospitais e unidades de saúde do município.

Facebook
Veja também