Viagora
Coluna do Viagora

Coluna do Viagora

Últimas notícias direto da redação!

Wellington avalia suspender eventos após aumento de casos da Covid

O documento enviado pelo COE ao chefe do executivo estadual faz algumas indicações que estão sendo avaliadas e podem resultar em um novo decreto.

Devido o aumento de casos de Covid-19, os integrantes do Comitê de Operações Emergenciais de Combate à Covid-19 (COE) solicitaram, nessa segunda- feira (31), ao governador Wellington Dias que suspenda a realização de eventos até o Carnaval e tome medidas mais duras para evitar a proliferação dos casos e o colapso no sistema de saúde.

O documento enviado ao chefe do executivo estadual faz algumas indicações que estão sendo avaliadas e podem resultar em um novo decreto.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraGovernador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

O crescimento de pessoas positivadas no estado resultou na ocupação acima de 70 % de leitos de UTI e já há territórios com ocupação de 100% dos leitos, com dificuldade de expansão devido ao adoecimento também de profissionais positivados com Covid-19 e outras síndromes gripais, tendo preocupado o cientistas e infectologistas e todos que compõe o COE.

Segundo o documento também está havendo subnotificação, por conta da escassez de testes.

O governador Wellington Dias recebeu as indicações e está avaliando. “Devemos seguir em duas direções: a primeira delas a vacinação, por isso não vacile, vacine- se. Garanta a condição de vacinação para você sua família. Não deixe de se vacinar e, se não tomou a dose na idade certa, ainda dá tempo. Não deixe de tomar a dose de reforço se já tomou a segunda dose. Por que é isso que tem ajudado a salvar vidas. Por outro lado a prevenção. Neste instante estamos aprovando novas medidas no sentido de garantir de forma preventiva menos propagação do Coronavírus. Garantir com isso as condições de estabilidade mesmo que seja uma estabilidade em alta. Ontem perdemos nove vidas humanas no Piauí e no Brasil vivemos um novo recorde de óbitos e de crescimento. Portanto, no Piauí temos que lidar preventivamente e, é claro, procurar um médico com qualquer sintoma. O objetivo é salvar vidas”, disse o governador.

Facebook
Veja também