Viagora
Coluna do Viagora

Coluna do Viagora

Últimas notícias direto da redação!

Câmara de Teresina aprova recriação da Secretaria de Comunicação

A Câmara aprovou ainda, a transferência da bilhetagem eletrônica do transporte coletivo para o comando da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano.

Nesta terça-feira (15), a Câmara Municipal aprovou o projeto da minirreforma administrativa na Prefeitura de Teresina. 

Em primeira votação e por unanimidade, os vereadores aprovaram a recriação da Secretaria Municipal de Comunicação, que deixa de ser uma coordenadoria ligada à Secretaria de Finanças. 

A pasta será comandada pelo secretário Lucas Pereira.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraCâmara Municipal de Teresina
Câmara Municipal de Teresina

A Câmara aprovou ainda, a transferência da bilhetagem eletrônica do transporte coletivo para o comando da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano.

Na próxima semana, a matéria será colocada em segunda votação devido se tratar de uma alteração na Lei Orgânica.

Sobre a transferência da bilhetagem eletrônica do transporte coletivo para o comando da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano, o Setut enviou uma nota sobre o assunto.

Confira abaixo a nota na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que o projeto de lei municipal aprovado na Câmara Municipal desrespeita a lei federal que estabelece que as empresas operadoras são as responsáveis pela emissão e comercialização do vale transporte (Lei Federal 7.418/85). 

Ademais, no acordo judicial já firmado com a Prefeitura de Teresina, o Setut concordou em repassar para a Strans a gestão operacional da bilhetagem eletrônica. Contudo, legalmente, a emissão e comercialização desses bilhetes têm que ficar com as operadoras que ganharam a licitação.

Frente a uma crise continuada no sistema de transporte coletivo, o Setut entende que desaparelhar funcionalmente a Strans denota desconhecimento técnico e falta de sensibilidade social para com a pauta, abrindo espaço para uma fragilização ainda maior da operacionalização do sistema.

Facebook
Veja também