Viagora
Coluna do Viagora

Coluna do Viagora

Últimas notícias direto da redação!

Teresina terá Coordenadoria Especial de Trabalho e Emprego

O órgão, que será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), tem por objetivo promover as relações de trabalho e a geração de emprego e renda na capital.

Depois da aprovação na Câmara Municipal de Vereadores de Teresina, será criada na capital a Coordenadoria Especial de Trabalho e Emprego (COESTE).

O órgão, que será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), tem por objetivo promover as relações de trabalho e a geração de emprego e renda na capital.

De acordo com o secretário da SEMDEC, Marcelo Eulálio, o COESTE tem um papel que vai além de facilitar a colocação de pessoas no mercado de trabalho. “Vamos estabelecer um link direto com as empresas, buscando informações de quais profissionais estão sendo mais demandados e qualificar essas pessoas que estão fora do mercado de trabalho já com um direcionamento para essas vagas”, pontua o secretário.

A coordenadoria deve contar, a princípio, em sua estrutura organizacional com coordenador, atendente geral, estagiários, psicólogo e setor de capacitação empreendedora e profissional.

A qualificação profissional dos trabalhadores será executada em parceria com a Fundação Wall Ferraz (FWF), através de cursos, minicursos, palestras, oficinas, laboratórios, seminários, conferências e demais atividades que tenham como objeto a formação inicial continuada e profissionalizante.

No local, o trabalhador também receberá informações e orientações sobre o perfil profissional exigido pelas empresas; a importância da postura profissional; a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo; os meios existentes para busca de emprego; ou mesmo orientações sobre como elaborar um currículo ou se portar em uma entrevista.

Ainda, segundo o secretário, além da Fundação Wall Ferraz, também serão realizadas parcerias com outros órgãos. “Vamos fazer parcerias com diversos órgãos da prefeitura e inclusive a Secretaria da Mulher é um deles, pois pretendemos realizar ações específicas para o público feminino, além de parcerias com outras entidades que não pertencem ao município, como o Sistema S”, esclarece.

O serviço, de caráter público e gratuito, capaz de promover a melhor organização possível do mercado de emprego ou até mesmo a recolocação no mercado de trabalho, deve funcionar no prédio que também funciona a Fundação Wall Ferraz.

Facebook
Veja também