Rafael recebe a Medalha Kofi Annan por suas ações sustentáveis no Piauí
A entrega ocorreu durante o lançamento da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG), em Brasília (DF)
Na quarta-feira (27), o governador Rafael Fonteles recebeu a Medalha Kofi Annan, uma prestigiosa honraria concedida em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento sustentável e a governança socioambiental no Piauí. A entrega ocorreu durante o lançamento da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG), em Brasília (DF), iniciativa que busca promover a colaboração entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para um futuro mais sustentável.
“É motivo de orgulho ver o Piauí reconhecido em um evento tão importante, reforçando nosso papel na construção de um futuro mais justo, verde e responsável”, afirmou o governador Rafael Fonteles.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também foi homenageado e falou em nome dos demais condecorados. “É com alegria, mas também com muita responsabilidade, que recebemos essa homenagem. E, aqui, reafirmamos o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável, afinal, cada decisão que tomamos hoje irá nortear o futuro da nossa geração e das próximas”, afirmou o gestor.
Segundo o Governo do Piauí, a homenagem foi realizada durante o lançamento da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional. A criação da FPESG contou com a adesão de mais de 200 parlamentares, incluindo deputados federais e senadores. Entre eles, o deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI), presidente da Frente, também foi condecorado com a Medalha Kofi Annan.
Ainda de acordo com o Governo do Piauí, a FPESG tem como objetivo promover a adoção de políticas públicas e práticas empresariais sustentáveis, visando o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Além disso, busca atrair investimentos, aprimorar a governança, reduzir desigualdades e melhorar as condições de vida das populações mais vulneráveis.
Medalha Kofi Annan
A comenda oficial é inspirada no legado visionário de Kofi Annan (1938-2018), o primeiro homem negro e africano a ser secretário-geral das Nações Unidas, cargo que exerceu por cerca de uma década, entre 1997 a 2006, impulsionando incansavelmente a sustentabilidade.
Em 2001, Annan recebeu o Prêmio Nobel da Paz, com a Organização das Nações Unidas, em reconhecimento a uma vida inteira de dedicação à promoção da paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.
A honraria, autorizada pela família de Kofi Annan e homologada pela Kofi Annan Foundation, é outorgada pelo Instituto Global ESG, pelo movimento interinstitucional ESG na Prática e pela Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional.
Por: Maria Fernanda Rios
Brasília
Distrito Federal
-
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos. -
Silvio visita obras de Teresina e anuncia conclusão da extensão da Via Sul
O chefe do executivo municipal detalhou os pontos e a situação das obras. -
Procuradoria do Trabalho investiga organização social Caminho de Damasco em Picos
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco informou que foi notificada, mas não teve acesso ao processo e que vai se manifestar quando estiver munida de todas as informações necessárias. -
Déficit de chuvas atinge 50% no Piauí e seca afeta 129 municípios, diz Defesa Civil
A situação afeta diretamente a agricultura e a pecuária, com perdas sucessivas de lavoura e pasto em diversas regiões. -
Mercado do Peixe de Teresina tem movimentação intensa nesta quinta-feira Santa
Permissionários apostam nas vendas da tilápia, tambaqui e pescada amarela para atender a tradição católica.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir