Viagora

Rita Lee, ícone do rock, morre aos 75 anos em São Paulo

A artista foi diagnosticada com um câncer de pulmão em 2021 e ao decorrer deste tempo, vinha realizando tratamento contra a doença.

Nessa segunda-feira (8), uma das maiores cantoras e compositoras da música brasileira, Rita Lee morreu aos 75 anos, em São Paulo. A artista foi diagnosticada com um câncer de pulmão em 2021 e ao decorrer deste tempo, vinha realizando tratamento contra a doença.

Na manhã desta terça (9), a família da cantora comunicou a morte através da rede social da artista. “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, publicaram.

Foto: Divulgação/ InstagramRita Lee
Rita Lee

O velório de Rita Lee será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibiapuera, nesta quarta (10) a partir das 10h às 17h. O corpo da cantora será cremado, a família afirmou que este era um desejo dela.

Rita deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.

História

A artista foi umas das pessoas que incorporou a revolução do rock criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuado no mundo, os Mutantes, e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. O seu pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos Estados Unidos. A mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista e incentivou a filha a estudar o instrumento e cantar com as irmãs.

Com 16 anos, a artista integrou um trio vocal feminino, as Teenage Singers, e fez apresentações amadoras em festas de escolas. O cantor e produtor Tony Campello descobriu as cantoras e as chamou para participar de gravações como backing vocals.

Já em 1964 ele ingressou num grupo de rock chamado Six Sided Rockers, que depois de algumas mudanças de formações e de nomes, deu origem aos Mutantes em 1966. O grupo foi inicialmente formado por Rita, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Em 1967, o trio acompanho Gilberto Gil em “Domingo no parque” no 3º Festival de Música Popular Brasileira da Record, e em 1968 cantaram com Caetano Veloso em “É proibido proibir” no 3º Festival Internacional da Canção, da Rede Globo.

A carreira pós-Mutantes tomou forma com o grupo Tutti Fritti, no qual ela gravou cinco álbuns, com destaque para “Fruto proibido”, de 1975, que tinha a música “Agora só falta você”. A partir de 1970, ela começou a trabalhar em parceria com o marido Roberto de Carvalho, e se firmou de vez na carreira solo.

Rita Lee em 1979 lançou os álbuns “Mania de Você”, “Chega Mais” e “Doce Vampiro”. No disco de mesmo título do ano seguinte, ela segue na direção mais pop e faz ainda mais sucesso com “Lança Perfume” e “Baila Comigo”.

Em 2001, a cantora ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001”. Ela ainda teria mais cinco indicações ao prêmio, e receberia e, 2022 o prêmio de Excelência Musical pelo conjunto da obra.

Ao longo da carreira foram 40 álbuns, sendo 6 dos Mutantes, 34 na carreira solo.

Na TV, Rita participou das novelas “Top Model”, “Malu Mulher”, “Vamp” e “Celebridade” em participações especiais.

Com informações G1

Mais conteúdo sobre:

Rita Lee

Morte

Entretenimento

Facebook
Veja também