Arena Palestra chega a 45% da obra; cobertura fica pronta em sete meses
Sem chuvas, construtora WTorre consegue acelerar estádio do Palmeiras e inicia instalação da cobertura. Prazo total de entrega fica para o fim de 2013
Em meio à vida conturbada no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem ao menos um motivo para ficar aliviado. A Arena Palestra vai bem e já tem quase metade da obra concluída. A WTorre, construtora responsável pelo novo estádio do Verdão, divulgou nesta semana uma nova estimativa: cerca de 45% da casa alviverde já está pronta.
Nesta quarta-feira, um novo passo: a primeira treliça de sustentação da cobertura do estádio começou a ser içada e instalada. No total, serão cinco delas. O GLOBOESPORTE.COM acompanhou o processo.
A treliça é uma estrutura enorme, que pesa cerca de 160 toneladas e dá sustentação às placas de policarbonato e telhas metálicas que vão cobrir totalmente as arquibancadas do estádio. A instalação de cada uma delas demora cerca de uma semana, e há um intervalo necessário entre os trabalhos. Por isso, a última dessas estruturas deve ser colocada em seu lugar só em janeiro.
A expectativa é de que toda a cobertura da Arena fique pronta na metade de 2013, mais precisamente no mês de maio – daqui sete meses. O período recente sem chuvas fez o trabalho fluir melhor, e o estádio já tem uma “cara” melhor definida.
– É a cara de um caldeirão, está ganhando forma. Assim que as duas primeiras treliças forem instaladas, vamos completar os últimos degraus das arquibancadas, os mais próximos do campo – disse o engenheiro Cláudio Pelicciari, responsável pela obra.
Das cinco treliças, as duas primeiras a serem instaladas são as das arquibancadas voltadas para a Rua Turiassu. Depois, as duas voltadas para a Rua Padre Antônio Tomás, na lateral do estádio. Por último, a estrutura do portão principal, voltado para a Avenida Francisco Matarazzo. Cada treliça ficará no topo de uma das cinco caixas de escadas construídas pela WTorre – essas caixas serão as responsáveis por acesso e deslocamento dos torcedores.
Inauguração no fim de 2013
O prazo de entrega da Arena Palestra está mantido para o segundo semestre de 2013, mas os engenheiros afirmam que o mês mais provável de inauguração é o de novembro. A única garantia é que a estreia do novíssimo estádio não vai ficar para 2014, nem mesmo se o Palmeiras disputar a Série B no ano que vem.
– Não existe essa possibilidade. O estádio fica pronto no ano que vem – assegurou o engenheiro Cláudio Pelicciari.
Conforme as obras avançam, mais animado fica o grupo de trabalhadores da WTorre. A parte social está 100% pronta, e o Palmeiras usufrui dos prédios administrativo e multiuso. Já o prédio de estacionamentos começa a ser erguido em breve. Uma parte delicada da obra está em andamento: as arquibancadas que não foram demolidas começam a receber as primeiras estruturas de concreto que vão sustentar os novos lances, que serão construídos por cima dos que lá estão.
Isso porque a construtora obteve apenas um alvará de reforma – que a obriga a manter uma parte da antiga edificação. A parte que ficou é a do anel do portão principal. O salão de festas que existia abaixo dessas arquibancadas foi demolido e dará lugar ao Memorial de Conquistas do Palmeiras.
Nesta quarta-feira, um novo passo: a primeira treliça de sustentação da cobertura do estádio começou a ser içada e instalada. No total, serão cinco delas. O GLOBOESPORTE.COM acompanhou o processo.
A treliça é uma estrutura enorme, que pesa cerca de 160 toneladas e dá sustentação às placas de policarbonato e telhas metálicas que vão cobrir totalmente as arquibancadas do estádio. A instalação de cada uma delas demora cerca de uma semana, e há um intervalo necessário entre os trabalhos. Por isso, a última dessas estruturas deve ser colocada em seu lugar só em janeiro.
A expectativa é de que toda a cobertura da Arena fique pronta na metade de 2013, mais precisamente no mês de maio – daqui sete meses. O período recente sem chuvas fez o trabalho fluir melhor, e o estádio já tem uma “cara” melhor definida.
– É a cara de um caldeirão, está ganhando forma. Assim que as duas primeiras treliças forem instaladas, vamos completar os últimos degraus das arquibancadas, os mais próximos do campo – disse o engenheiro Cláudio Pelicciari, responsável pela obra.
Imagem: Reprodução
Arena Palestra: 45% das obras concluídas
A relação entre treliças e arquibancadas é simples. Para instalar a estrutura da cobertura, é necessário que um guindaste esteja no canteiro de obras para içar todas as partes necessárias aos seus lugares. E enquanto o guindaste ocupa seu lugar, fica impossível mexer nas arquibancadas, por falta de espaço mesmo. Não à toa, a Arena Palestra promete ser um caldeirão, com os últimos lances muito próximos do gramado.
Arena Palestra: 45% das obras concluídas Das cinco treliças, as duas primeiras a serem instaladas são as das arquibancadas voltadas para a Rua Turiassu. Depois, as duas voltadas para a Rua Padre Antônio Tomás, na lateral do estádio. Por último, a estrutura do portão principal, voltado para a Avenida Francisco Matarazzo. Cada treliça ficará no topo de uma das cinco caixas de escadas construídas pela WTorre – essas caixas serão as responsáveis por acesso e deslocamento dos torcedores.
Inauguração no fim de 2013
O prazo de entrega da Arena Palestra está mantido para o segundo semestre de 2013, mas os engenheiros afirmam que o mês mais provável de inauguração é o de novembro. A única garantia é que a estreia do novíssimo estádio não vai ficar para 2014, nem mesmo se o Palmeiras disputar a Série B no ano que vem.
– Não existe essa possibilidade. O estádio fica pronto no ano que vem – assegurou o engenheiro Cláudio Pelicciari.
Conforme as obras avançam, mais animado fica o grupo de trabalhadores da WTorre. A parte social está 100% pronta, e o Palmeiras usufrui dos prédios administrativo e multiuso. Já o prédio de estacionamentos começa a ser erguido em breve. Uma parte delicada da obra está em andamento: as arquibancadas que não foram demolidas começam a receber as primeiras estruturas de concreto que vão sustentar os novos lances, que serão construídos por cima dos que lá estão.
Isso porque a construtora obteve apenas um alvará de reforma – que a obriga a manter uma parte da antiga edificação. A parte que ficou é a do anel do portão principal. O salão de festas que existia abaixo dessas arquibancadas foi demolido e dará lugar ao Memorial de Conquistas do Palmeiras.
Facebook
Veja também
-
Atleta piauiense é convocado para competição de base da canoagem mundial no Canadá
A competição será realizada entre os dias 01 e 05 de julho. -
Messi se torna o maior artilheiro em Copas do Mundo após jogo contra a Áustria
Com os dois que marcou, chegou a 18, assumindo também a artilharia da Copa deste ano, com quatro gols. -
Brasil X Escócia: saiba horário, onde assistir e mais sobre a classificação
A seleção de Carlo Ancelotti, soma quatro pontos e se diferencia do Marrocos pelo saldo de gols. -
Primeiro treino completo de Neymar com a seleção brasileira aumenta expectativa
O jogador está há mais de 30 dias sem jogar futebol, após a derrota do Santos para o Coritiba, quando sofreu a lesão. -
Rebeca Andrade conquista medalha de ouro no campeonato Pan-Americano
A conquista marcou o retorno da ginasta que ficou afastada por quase dois anos das competições.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir