Flamengo fecha Brasileiro com baixo aproveitamento na conta de Dorival
Há quatro meses no cargo, técnico soma oito vitórias, mesmo número de derrotas e dez empates. "É razoável, não estou satisfeito", diz Zinho.
Falta apenas um jogo, diante do Botafogo, sábado, no Engenhão, para o Flamengo fechar a conta no Campeonato Brasileiro. Na segunda-feira, Dorival Júnior completou quatro meses no comando do time. Entre datas, números e pontuações, o técnico teve um baixo aproveitamento nas 26 partidas em que esteve no banco de reservas: foram apenas oito vitórias, o mesmo número de derrotas e dez empates. De 78 pontos em disputa, a equipe de Dorival somou 34, com 43,6% de aproveitamento. Em campo, foram 22 gols marcados e 27 sofridos.
O aproveitamento de Dorival pode chegar no máximo a 45,6%, em caso de vitória no clássico de sábado, às 19h30m (de Brasília). Diante dos números e das atuações abaixo da média, Dorival admite o ano ruim.
- Eu não vou ficar aqui iludindo o torcedor, dizer que eu estou satisfeito com aquilo que eu vi, pois não é essa minha condição. Acho que o Flamengo tem a necessidade e o dever de melhorar para que resgatemos a confiança do torcedor, que está abalada diante daquilo que produzimos ao longo de 2012. O ano de 2013 obrigatoriamente tem que ser melhor - disse o treinador, ao site oficial do clube.
Por conta de problemas de lesões, convocações de Cáceres e González para as seleções de Paraguai e Chile e também opções táticas, Dorival não conseguiu dar uma identidade ao time rubro-negro. Na reta final, o time conseguiu agora estar há oito jogos sem perder, sendo cinco empates e três vitórias, todas por 1 a 0, sobre São Paulo, Figueirense e Náutico.
- Acho que é razoável, porque não estou satisfeito com os resultados. Mas o Dorival pegou um time montado pelo Vanderlei (Luxemburgo) e pelo Joel (Santana) no meio do caminho, teve de recorrer a jogadores de Série B, e conseguiu os resultados agora. Acredito que, com um grupo novo, e sem a corda no pescoço, a gente pode ter um bom trabalho - declarou Zinho, em recente entrevista à “Rádio Globo”.
Nos quatro meses em que está à frente do Flamengo, Dorival chegou a dar chances para as promessas da base, principalmente Thomás e Negueba, que foram titulares em várias partidas, além de Adryan e Mattheus. No decorrer do campeonato, no entanto, abriu mão da utilização dos jovens. Alegava que o momento era difícil e que alguns ainda precisavam de uma preparação maior.
Os primeiros meses do técnico também foram marcados pela utilização das apostas. O lateral-direito Wellington Silva, o volante Amaral, o zagueiro Renato Santos e o meia-atacante Wellington Bruno tiveram chances e conseguiram fazer um bom trabalho. Wellington Silva e Amaral, cujos contratos de empréstimo terminam em 31 de dezembro, vão ficar. A situação de Wellington Bruno é a mesma, mas ainda não houve uma definição sobre a permanência do jogador. Já Renato Santos tem mais três anos de contrato.
- Sou muito grato ao Dorival e ao professor Joel (Santana), que estava aqui quando cheguei e confiou no trabalho que eu fazia no Nova Iguaçu. Fui carimbado logo na chegada, pois o Flamengo vivia uma situação difícil, mas consegui fazer um bom trabalho e estou muito perto de renovar. Quero conquistar muita coisa com o Flamengo - disse o volante Amaral.
O aproveitamento de Dorival pode chegar no máximo a 45,6%, em caso de vitória no clássico de sábado, às 19h30m (de Brasília). Diante dos números e das atuações abaixo da média, Dorival admite o ano ruim.
- Eu não vou ficar aqui iludindo o torcedor, dizer que eu estou satisfeito com aquilo que eu vi, pois não é essa minha condição. Acho que o Flamengo tem a necessidade e o dever de melhorar para que resgatemos a confiança do torcedor, que está abalada diante daquilo que produzimos ao longo de 2012. O ano de 2013 obrigatoriamente tem que ser melhor - disse o treinador, ao site oficial do clube.
Por conta de problemas de lesões, convocações de Cáceres e González para as seleções de Paraguai e Chile e também opções táticas, Dorival não conseguiu dar uma identidade ao time rubro-negro. Na reta final, o time conseguiu agora estar há oito jogos sem perder, sendo cinco empates e três vitórias, todas por 1 a 0, sobre São Paulo, Figueirense e Náutico.
- Acho que é razoável, porque não estou satisfeito com os resultados. Mas o Dorival pegou um time montado pelo Vanderlei (Luxemburgo) e pelo Joel (Santana) no meio do caminho, teve de recorrer a jogadores de Série B, e conseguiu os resultados agora. Acredito que, com um grupo novo, e sem a corda no pescoço, a gente pode ter um bom trabalho - declarou Zinho, em recente entrevista à “Rádio Globo”.
Nos quatro meses em que está à frente do Flamengo, Dorival chegou a dar chances para as promessas da base, principalmente Thomás e Negueba, que foram titulares em várias partidas, além de Adryan e Mattheus. No decorrer do campeonato, no entanto, abriu mão da utilização dos jovens. Alegava que o momento era difícil e que alguns ainda precisavam de uma preparação maior.
Os primeiros meses do técnico também foram marcados pela utilização das apostas. O lateral-direito Wellington Silva, o volante Amaral, o zagueiro Renato Santos e o meia-atacante Wellington Bruno tiveram chances e conseguiram fazer um bom trabalho. Wellington Silva e Amaral, cujos contratos de empréstimo terminam em 31 de dezembro, vão ficar. A situação de Wellington Bruno é a mesma, mas ainda não houve uma definição sobre a permanência do jogador. Já Renato Santos tem mais três anos de contrato.
- Sou muito grato ao Dorival e ao professor Joel (Santana), que estava aqui quando cheguei e confiou no trabalho que eu fazia no Nova Iguaçu. Fui carimbado logo na chegada, pois o Flamengo vivia uma situação difícil, mas consegui fazer um bom trabalho e estou muito perto de renovar. Quero conquistar muita coisa com o Flamengo - disse o volante Amaral.
Facebook
Veja também
-
Messi se torna o maior artilheiro em Copas do Mundo após jogo contra a Áustria
Com os dois que marcou, chegou a 18, assumindo também a artilharia da Copa deste ano, com quatro gols. -
Brasil X Escócia: saiba horário, onde assistir e mais sobre a classificação
A seleção de Carlo Ancelotti, soma quatro pontos e se diferencia do Marrocos pelo saldo de gols. -
Primeiro treino completo de Neymar com a seleção brasileira aumenta expectativa
O jogador está há mais de 30 dias sem jogar futebol, após a derrota do Santos para o Coritiba, quando sofreu a lesão. -
Rebeca Andrade conquista medalha de ouro no campeonato Pan-Americano
A conquista marcou o retorno da ginasta que ficou afastada por quase dois anos das competições. -
Japão goleia a Tunísia por 4 a 0 no milésimo jogo da história da Copa do Mundo
Com este resultado, o Japão fica na cola da Holanda, que lidera o Grupo F, com os mesmos quatro pontos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir