Abel Braga prioriza a Libertadores e lembra exemplo do Inter: "Tem que ser assim"
Técnico destrincha planejamento do Fluminense para o primeiro semestre do próximo ano e acha que título estadual de 2012 pode diminuir a pressão.
O Fluminense tem um objetivo bem definido para a temporada 2013: conquistar pela primeira vez a América. Por isso o técnico Abel Braga não esconde que irá priorizar a Libertadores no primeiro semestre. Em entrevista ao newsletter "Direto das Laranjeiras", publicação enviada aos sócios do clube, o comandante tricolor destrinchou seus planos para os primeiros seis meses do próximo ano e citou o exemplo do Internacional em 2006.
- É priorizar mesmo a Libertadores. Tem que ser assim. Não significa que vá ganhar, mas é a maneira correta. Veja o Corinthians. Chegou num momento e largou o Brasileiro, esteve sempre poupando e se recuperou no final. E falo também com a experiência do Internacional: quando ganhamos a Libertadores, usamos a equipe reserva em mais da metade do campeonato gaúcho e em 11 jogos do Brasileiro. Nunca jogamos uma responsabilidade excessiva no time A de que tinha que ganhar o Gaúcho, porque estávamos realmente focados em conquistar a Libertadores. São competições que se misturam e isso não é legal. Não ganhamos o Estadual pelo Inter, mas também não perdemos um jogo - recordou o treinador, que no próximo sábado completa um ano e seis meses à frente da equipe.
Em 2012, o Fluminense fez algo parecido, mas precisava ainda lidar com a pressão de conquistar o Campeonato Carioca, o que não acontecia há sete anos. Com o título sobre o Botafogo, Abel acredita que a ansiedade será menor nas Laranjeiras.
- Este ano, não deixamos de focar também no Carioca, porque havia aquela ansiedade do clube, do torcedor e dos dirigentes, já que o Fluminense não ganhava um Estadual há sete anos. Agora, por já termos conquistado o Estadual, acho que é mais fácil conseguirmos isso ano que vem. O Fluminense tem quantos títulos estaduais? E a Libertadores o clube não tem. Não quer dizer que vamos ganhar assim. Mas podemos ter mais êxito com uma atenção maior à Libertadores, em vez de ficar se dividindo. Tem que priorizar, porque a dificuldade é muito maior - encerrou.
- É priorizar mesmo a Libertadores. Tem que ser assim. Não significa que vá ganhar, mas é a maneira correta. Veja o Corinthians. Chegou num momento e largou o Brasileiro, esteve sempre poupando e se recuperou no final. E falo também com a experiência do Internacional: quando ganhamos a Libertadores, usamos a equipe reserva em mais da metade do campeonato gaúcho e em 11 jogos do Brasileiro. Nunca jogamos uma responsabilidade excessiva no time A de que tinha que ganhar o Gaúcho, porque estávamos realmente focados em conquistar a Libertadores. São competições que se misturam e isso não é legal. Não ganhamos o Estadual pelo Inter, mas também não perdemos um jogo - recordou o treinador, que no próximo sábado completa um ano e seis meses à frente da equipe.
Em 2012, o Fluminense fez algo parecido, mas precisava ainda lidar com a pressão de conquistar o Campeonato Carioca, o que não acontecia há sete anos. Com o título sobre o Botafogo, Abel acredita que a ansiedade será menor nas Laranjeiras.
- Este ano, não deixamos de focar também no Carioca, porque havia aquela ansiedade do clube, do torcedor e dos dirigentes, já que o Fluminense não ganhava um Estadual há sete anos. Agora, por já termos conquistado o Estadual, acho que é mais fácil conseguirmos isso ano que vem. O Fluminense tem quantos títulos estaduais? E a Libertadores o clube não tem. Não quer dizer que vamos ganhar assim. Mas podemos ter mais êxito com uma atenção maior à Libertadores, em vez de ficar se dividindo. Tem que priorizar, porque a dificuldade é muito maior - encerrou.
Facebook
Veja também
-
Messi se torna o maior artilheiro em Copas do Mundo após jogo contra a Áustria
Com os dois que marcou, chegou a 18, assumindo também a artilharia da Copa deste ano, com quatro gols. -
Brasil X Escócia: saiba horário, onde assistir e mais sobre a classificação
A seleção de Carlo Ancelotti, soma quatro pontos e se diferencia do Marrocos pelo saldo de gols. -
Primeiro treino completo de Neymar com a seleção brasileira aumenta expectativa
O jogador está há mais de 30 dias sem jogar futebol, após a derrota do Santos para o Coritiba, quando sofreu a lesão. -
Rebeca Andrade conquista medalha de ouro no campeonato Pan-Americano
A conquista marcou o retorno da ginasta que ficou afastada por quase dois anos das competições. -
Japão goleia a Tunísia por 4 a 0 no milésimo jogo da história da Copa do Mundo
Com este resultado, o Japão fica na cola da Holanda, que lidera o Grupo F, com os mesmos quatro pontos.

E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir