Daiane dos Santos vai ser operada e se despede da ginástica
A gaúcha de 29 anos planeja o futuro fora do tablado, mas ainda dentro do esporte que a projetou e lhe trouxe a glória do título de campeã mundial de solo em 20
A graciosidade de Daiane dos Santos na consagrada coreografia "Brasileirinho", agora, ficará na lembrança. Um mês após competir pela última vez nas Olimpíadas, em Londres-2012, a ginasta anuncia o fim da carreira. A gaúcha de 29 anos planeja o futuro fora do tablado, mas ainda dentro do esporte que a projetou e lhe trouxe a glória do título de campeã mundial de solo em 2003, conquista inédita para o país.
— O Campeonato Brasileiro (este fim de semana, em Goiânia) seria minha última competição, mas, como vou precisar operar meu joelho, Londres foi a apresentação final. Parei mesmo. Fiquei chateada porque ainda queria competir, mas não deu — disse.
Daiane será submetida a uma artroscopia no joelho esquerdo para retirar um menisco que está solto. As dores, ainda durante os Jogos Olímpicos, a fizeram repensar o futuro e priorizar a saúde:
— Quando voltei, descobri que tinha uma lesão grande. Tive que escolher se competia ou operava, mas eu precisava pensar na minha saúde, não adiantava querer fazer tudo.
Planos de casar e ter filhos
Com todo um futuro pela frente, a vida pós-ginástica traz um turbilhão de emoções. Atualmente vivendo com o namorado Ramón, Daiane quer casar e ter filhos, mas ainda pensa onde vai se estabelecer.
— O Ramón já mora comigo em São Paulo, mas não decidi se fico aqui, volto para Porto Alegre ou vou para outro lugar. Vai depender do projeto que eu escolher — resume.
Daiane deixa a ginástica sem tristeza. Pelo contrário, se vê como exemplo e fez seu nome entrar na história do esporte no Brasil, ainda que tenha ficado frustrado o sonho de uma medalha olímpica, especialmente em Atenas-2004, quando era favorita, mas pisou fora do tablado e acabou em quinto lugar:
— Acho que o meu papel foi cumprido. O único título que faltou foi uma medalha olímpica. As coisas aconteceram, tenho meu nome na ginástica.
A primeira campeã mundial
Gaúcha de Porto Alegre, Daiane começou tarde na ginástica, apenas com 11 anos. Com 16, disputou o seu primeiro Pan-Americano, onde conquistou três medalhas. Em 2003, com 20 anos, ganhou o inédito ouro para ginástica, no solo, no Mundial dos Estados Unidos. Um ano depois, chegou nas Olimpíadas de Atenas como favorita, mas saiu duas vezes do tablado e ficou em quinto. Depois disso, ela não foi mais a mesma. Foi a Pequim-2008, onde só ficou em sexto, e um ano depois foi pega no doping. Foi de estrela a mais uma na constelação.
— O Campeonato Brasileiro (este fim de semana, em Goiânia) seria minha última competição, mas, como vou precisar operar meu joelho, Londres foi a apresentação final. Parei mesmo. Fiquei chateada porque ainda queria competir, mas não deu — disse.
Daiane será submetida a uma artroscopia no joelho esquerdo para retirar um menisco que está solto. As dores, ainda durante os Jogos Olímpicos, a fizeram repensar o futuro e priorizar a saúde:
Imagem: Reprodução
Daiane dos Santos no Pan do Rio, em 2007: carreira histórica na ginástica artística
Daiane dos Santos no Pan do Rio, em 2007: carreira histórica na ginástica artística— Quando voltei, descobri que tinha uma lesão grande. Tive que escolher se competia ou operava, mas eu precisava pensar na minha saúde, não adiantava querer fazer tudo.
Planos de casar e ter filhos
Com todo um futuro pela frente, a vida pós-ginástica traz um turbilhão de emoções. Atualmente vivendo com o namorado Ramón, Daiane quer casar e ter filhos, mas ainda pensa onde vai se estabelecer.
— O Ramón já mora comigo em São Paulo, mas não decidi se fico aqui, volto para Porto Alegre ou vou para outro lugar. Vai depender do projeto que eu escolher — resume.
Daiane deixa a ginástica sem tristeza. Pelo contrário, se vê como exemplo e fez seu nome entrar na história do esporte no Brasil, ainda que tenha ficado frustrado o sonho de uma medalha olímpica, especialmente em Atenas-2004, quando era favorita, mas pisou fora do tablado e acabou em quinto lugar:
— Acho que o meu papel foi cumprido. O único título que faltou foi uma medalha olímpica. As coisas aconteceram, tenho meu nome na ginástica.
A primeira campeã mundial
Gaúcha de Porto Alegre, Daiane começou tarde na ginástica, apenas com 11 anos. Com 16, disputou o seu primeiro Pan-Americano, onde conquistou três medalhas. Em 2003, com 20 anos, ganhou o inédito ouro para ginástica, no solo, no Mundial dos Estados Unidos. Um ano depois, chegou nas Olimpíadas de Atenas como favorita, mas saiu duas vezes do tablado e ficou em quinto. Depois disso, ela não foi mais a mesma. Foi a Pequim-2008, onde só ficou em sexto, e um ano depois foi pega no doping. Foi de estrela a mais uma na constelação.
Imagem: Reprodução
Daiane como campeã mundial de solo, em 2003
Daiane como campeã mundial de solo, em 2003Facebook
Veja também
Time de handebol do Piauí joga semifinal do Mundial Universitário
A partida contra a Polônia, nesta sexta está marcada para começar às 15h15.Confira os confrontos confirmados pela segunda fase da Copa do Mundo 2026
O Brasil encara o Japão no Estádio de Houston, às 14h, em vantagem de logística e descanso em relação à equipe asiática, após passar m primeiro lugar.Brasil terá Japão como adversário na disputa do mata-mata pela Copa do Mundo 2026
O Brasil jogará com o Japão nesta segunda-feira (29), às 14h, na disputa por uma vaga nas oitavas de final.Japão e Suécia se enfrentam nesta quinta na última rodada da fase de grupos
O Japão e a Holanda possuem quatro pontos e quatro gols de saldo, mas a equipe europeia tem vantagem por ter marcado mais vezes.África do Sul vence a Coreia do Sul por 1 a 0 e avança para o mata-mata
A África do Sul teve mais posse de bola no primeiro tempo, e aos seis minutos, assustou com um chute de Mofokeng.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir