Viagora

Treinador elogia pré-temporada e diz que time do Bangu pode surpreender

Clube vai fazer três amistosos contra Resende, Tigres e Boavista visando a disputa do Estadual.

O Bangu segue realizando a sua pré-temporada no CT do Fluminense, em Xerém, visando a estreia no Campeonato Estadual contra o Friburguense, no próximo dia 19 de janeiro, às 17h, no Estádio Eduardo Guinle, em Friburgo. Nesta quarta-feira, às 16h, o time recebe o Resende. Já na quinta, a equipe realiza um jogo-treino contra o Tigres, às 10h. No sábado, o elenco vai à Teresópolis disputar um amistoso contra o Boavista, às 10h, na Granja Comary. Na opinião do técnico Cleimar Rocha, estas partidas serão importantes para estabelecer a formação tática e definir a titularidade de alguns jogadores. Ele ressalta que o Bangu está evoluindo com a seqüência de treinamentos.

- Esta pré-temporada tem sido muito positiva. Conseguimos manter a base da equipe que conquistou o vice-campeonato da Copa Rio e fizemos algumas contratações para reforçar o time. Após o fim da Copa Rio, no dia 24 de novembro, os jogadores tiveram 15 dias de férias. O elenco se reapresentou no dia 10 de dezembro e iniciou os preparativos no Rio de Janeiro, onde ficou até o dia 31 de dezembro, quando seguiu para Xerém. Tomara que os torcedores possam apoiar, pois conseguimos montar um grupo competitivo dentro das nossas limitações.

Cleimar espera que a manutenção do elenco aumente ainda mais o entrosamento do time. Por conta disso, ele tem procurado mexer pouco na equipe. Apesar do clube ter iniciado a sua preparação para o Estadual muito antes dos quatro clubes grandes, o treinador não acha que o Bangu levará grande vantagem, sobretudo nas primeiras rodadas da Taça Guanabara.

- A capacidade de investimento e a estrutura dos quatro grandes, aliada à maior experiência e qualidade técnica dos jogadores destes clubes acaba atenuando bastante esta diferença no tempo de preparação.

Fluminense e Botafogo favoritos

O treinador acredita que Botafogo, e principalmente, o Fluminense são os favoritos para a conquista do Estadual por terem a mantido a base de suas equipes, enquanto que Vasco e Flamengo poderão ter mais dificuldades por estarem passando por um processo de reformulação.

Segundo Cleimar, o primeiro objetivo do Bangu no Estadual é somar o maior número de pontos para escapar do rebaixamento. Só então, o clube vai pensar numa eventual classificação para uma semifinal de turno. Apesar de prever jogos extremamente difíceis contra Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, Cleimar diz que o time pode surpreender na competição.

- O futebol é o esporte mais imprevisível. Por maior que seja o investimento, você não pode garantir que nenhuma surpresa possa acontecer.

O Bangu já realizou alguns amistosos nesta pré-temporada: a equipe foi derrotada pelos juniores do Fluminense (3 a 2); empatou com o Volta Redonda (1 a 1); perdeu para o Audax (1 a 0); e empatou em 1 a 1 com a Seleção Brasileira Sub-20, que se prepara para o Sulamericano da categoria, que será disputado na Argentina.

Preocupação com a parte física

Para a partida de estreia no Estadual, fora de casa, contra o Friburguense, a principal preocupação de Cleimar é condicionar bem o time fisicamente para suportar os 90 minutos, já que o primeiro jogo de uma competição oficial é sempre diferente de um amistoso. Ele trabalhou na equipe da Região Serrana entre 2006 e 2010 e destaca alguns dos pontos fortes do Frizão.

- É uma equipe que se caracteriza pela manutenção do elenco. O time tem bons jogadores e conta com um bom entrosamento. Entrosamento este, que costuma dificultar muito os adversários, principalmente quando joga em casa. As jogadas de bola aérea com Sérgio Gomes, Cadão e Bidu também são muito fortes. A boa articulação dos laterais também chama a atenção.

Ao falar sobre a equipe do Bangu, o treinador prefere valorizar o aspecto coletivo, abrindo espaço para que a individualidade possa aparecer naturalmente. Para Cleimar, o mais importante é a equipe valorizar a posse de bola e realizar uma marcação forte.

Para a disputa do Estadual, o Bangu contratou o meia Gustavo, ex-CSA; o atacante Alecsandro, ex-Resende e Botafogo; o meia Hugo, ex-Ceará; o meia Gilmar, ex-Audax; o volante Dedé, ex-Botafogo; o volante Yves, ex-Vasco; o zagueiro Thiago Eleutério, ex-Olaria; o goleiro Getúlio Vargas, ex-Flamengo; e o zagueiro Diego Venetillo, ex-Valladolid-ESP. Além disso manteve o lateral-esquerdo Guilherme; o zagueiro Alex Lopes; o volante Araruama e o lateral-direito Wellington Júnior.
Facebook
Veja também