Viagora

Dia estadual do ciclista estimula sustentabilidade no trânsito no Piauí

A criação do Dia Estadual do Ciclista surgiu através do Projeto de Lei Ordinária (PLO) N° 198 foi apresentado no ano de 2020.

Foi instaurado no dia 19 de agosto o Dia Estadual do Ciclista no Calendário de Eventos Oficiais do Estado. A Lei de N° 7598/2020, visa promover a discussão, a elaboração e a proposição de estratégias de atuação que auxiliem o Piauí na adoção de políticas públicas relacionadas ao uso da bicicleta como opção de mobilidade sustentável.

A criação do Dia Estadual do Ciclista surgiu através do Projeto de Lei Ordinária (PLO) N° 198 foi apresentado no ano de 2020 pelo deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos). Na oportunidade, o projeto também buscava aprimorar e incentivar a criação de oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito.

No presente, circula na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) outra proposta relacionada ao ciclismo. Seria o PLO N° 122/2022 que possui o objetivo de promover proteção e respeito aos ciclistas dentro do estado além do protagonismo da atividade com relação a mobilidade urbana.

De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas - Aliança Bike, em 2020 as vendas registraram um crescimento de 50% em comparação ao ano de 2019. A Associação ainda divulgou número estimado de 5,8 milhões de bicicletas vendidas em 2021.

Facebook
Veja também