Ministério da Educação libera consulta a vagas no ensino superior por meio do Sisu+

A plataforma permite que os estudantes consultem antecipadamente as vagas e filtrem cursos, instituições, estados e municípios.

O Ministério da Educação (MEC) informou que os estudantes interessados em participar do Sisu+ já podem consultar as vagas disponíveis no programa, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Sisu.

A plataforma permite que os estudantes consultem antecipadamente as vagas e filtrem cursos, instituições, estados e municípios, além de apresentar detalhes sobre modalidades de concorrência. Ao todo, 34 instituições públicas de ensino superior aderiram ao programa.

Conforme o MEC, o Sisu tem no objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior de instituições públicas que aderiram ao processo seletivo. A etapa do Sisu+ oferece eventuais vagas disponíveis para ingresso no segundo semestre.

O ministério destacou que, os candidatos que participaram de pelo menos uma edição do Enem nos últimos três anos precisam ter concorrido a vagas na etapa regular do Sisu 2026 para se inscreverem no Sisu+, entre 15 e 19 de junho.

A inscrição no Sisu++ também acontece pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Sisu. Após isso, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos indicadas como primeira e segunda opção.

O MEC explicou que, será utilizada a edição do Enem com melhor média, segundo a opção de curso e os critérios para inscrição, classificação e seleção dos estudantes.

As inscrições para o Sisu+ ficam abertas de 15 a 19 de junho. No dia 24 de junho, acontecerá a divulgação da única chamada regular com os nomes de pré-selecionados, na página eletrônica do Sisu.

Para quem precisar recorrer à lista de espera porque não está entre os pré-selecionados, o prazo para manifestação de interesse será de 24 a 26 de junho. O processo de matrícula para os selecionados na chamada regular começará a partir de 25 de junho, seguindo o edital de cada instituição pública de ensino. A matrícula dos convocados por meio da lista de espera terá início a partir de 1º de julho.

O MEC ressaltou que, o Sisu+ é uma ferramenta mais eficiente para aperfeiçoar a seleção de candidatos para vagas no ensino superior.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Ministério da Educação - MEC

Exame Nacional do Ensino Médio - Enem

Sistema de Seleção Unificada - Sisu

Veja também