Viagora

"Parada Literária" visita Hospital da Criança em Uberaba em Minas Gerais

O evento é organizado pelos funcionários da Biblioteca Municipal. Objetivo é incentivar e conscientizar sobre a importância da leitura.

Imagem: Reprodução/TV IntegraçãoClique para ampliarA ação funciona também como distração para muitas crianças (Imagem:Reprodução/TV Integração)A ação funciona também como distração para muitas crianças
O Hospital da Criança de Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi invadido na manhã desta quinta-feira (11) por funcionários da Biblioteca Bernardo Guimarães, que promovem uma "Parada Literária" em alguns pontos da cidade por causa do Dia Nacional da Leitura, comemorado nesta sexta (12).

As histórias são contadas por um grupo de voluntários, que são funcionários da biblioteca e integrantes do Ponto de Cultura "Livro em Cena". Rostos comuns interpretam personagens do imaginário infantil, como Emília, a boneca dos livros de Monteiro Lobato, e a bruxa malvada. “A nossa proposta de fazer esse trabalho, de ir aos locais e fazer uma Parada Literária, é para poder divulgar a data e mostrar mais uma opção. Neste feriado no momento de lazer, leia um livro”, recomendou a diretora da biblioteca, Viviane de Almeida Cataldi.

Além de incentivar e conscientizar sobre a importância da leitura a ação funciona também como distração para muitas crianças que vão passar o dia delas internadas no hospital. “Ficar preso aqui dentro do hospital não é fácil não. O dia da leitura é bom para a gente ler um livro, a gente viaja e é muito bom”, disse a mãe de uma das crianças, Cleide Gonçalves da Costa.

Imagem: Reprodução/TV Integração)Clique para ampliarPara diretora do hospital é preciso incentivar mais o hábito da leitura(Imagem: Reprodução/TV Integração))Para diretora do hospital é preciso incentivar mais o hábito da leitura
As mães se envolveram com as histórias tanto quanto as crianças. Sinal que o gosto pela leitura pode ser passado de pai para filho. “É bom porque elas gostam e distrai mais as crianças”, afirmou outra mãe, Josiane Rodrigues.

Para a diretora do hospital, Maria Rita Garniel, é preciso divulgar e incentivar mais o hábito da leitura. “A leitura é um companheiro inseparável da criança. Ela pode carregar o livro para qualquer lugar que for. Através da leitura ela viaja pelo mundo das histórias e pelos personagens”, ressaltou.

Uma pesquisa recente do Instituto DataFolha mostrou que 96% dos brasileiros consideram muito importante a leitura, mas pouca gente coloca em prática essa atividade. Em 2007, segundo o levantamento, as crianças de cinco a dez anos liam, por ano, 6,9 livros. Este ano a média caiu para 5,4 títulos. “O livro tem que estar exposto no ambiente da criança, em torno dela”, completou a diretora da biblioteca, Viviane Cataldi.

Na tarde desta quinta-feira, os funcionários da biblioteca Bernardo Guimarães promoverão uma Parada Literária na Rua Alaor Prata, no Centro. O objetivo é abordar pedestres e motoristas e incentivar a leitura.
Mais conteúdo sobre:

Minas Gerais

Uber

Facebook
Veja também