Viagora

Barack Obama e Mitt Romney disputam votos antecipados: 10 milhões já votaram

Mais de 10,5 milhões de eleitores já votaram, segundo dados do "Projeto Eleições" pertencente à Universidade George Mason, situada próximo a Washington.

Barack Obama e Mitt Romney de concentraram neste sábado em seus apelos para que seus eleitores votem antecipadamente nas eleições presidenciais, mas a chegada do furacão Sandy à populosa costa atlântica pode atrapalhar o comparecimento às urnas.

Mais de 10,5 milhões de eleitores já votaram, segundo dados do "Projeto Eleições" pertencente à Universidade George Mason, situada próximo a Washington.

Na reta final para as eleições de 6 de novembro, ambos os candidatos mantiveram o ritmo. Obama foi neste sábado a New Hampshire (nordeste), estado em que saiu vitorioso em 2008 mas onde seu adversário ameaça. Apesar de ter apenas quatro votos, o peso deste pequeno distrito pode ser crucial em uma disputa acirrada.

Mitt Romney deve visitar a Flórida (sudeste), um dos maiores distritos com 29 votos e um dos mais disputados ao lado de Ohio. Este estado abre suas urnas neste sábado.

No entanto, o furacão Sandy, que deve tocar a terra no início da semana, pode comprometer a participação antecipada.

O fenômeno climático causou mudanças nas agendas de Romney e do candidato à vice-presidência democrata Joe Biden, que neste final de semana cancelaram suas viagens a Virginia Beach e Virgínia, respectivamente.

Para o professor Michael McDonald, o recorde de 41 milhões de votos emitidos antecipadamente há quatro anos (30% do total) pode ser superado, graças aos contatos telefônicos dos integrantes das campanhas, voluntários e contratados, que lembram aos eleitores os seus centros de votação e os horários.

Cerca de 40% dos eleitores dos oito estados-chave já foram contatados pela campanha de Obama e 3% pelos militantes de Romney, segundo uma pesquisa realizada pelo Washington Post/ABC News, que foi publicada na sexta-feira.

Em Ohio, a votação está liberada desde 2 de outubro. Washington e outros 31 estados que permitem o voto antecipado abriram neste sábado seus centros de votação, entre eles os estados-chave de Flórida, Carolina do Norte (sudeste), Wisconsin (norte), Iowa (centro), Colorado (oeste) e Nevada (oeste), segundo dados da associação NASS.

Os demais estados permitem o voto por correspondência, sendo que em alguns não é preciso justificar esta modalidade de voto.

A esta altura, os candidatos não deixam de instar os eleitores a votarem antes em seus discursos.

"Não devem esperar para votar, precisamos que votem antecipadamente", havia pedido na quinta-feira Obama na simbólica cidade de Nashua, em New Hampshire, onde pronunciou seu famoso discurso "Yes, we can".

Nesse mesmo dia, o senador Rob Portman, defendeu o voto em Mitt Romney e pediu aos eleitores que votassem antes do dia das eleições para evitar longas filas.
Mais conteúdo sobre:

Barack Obama

Facebook
Veja também