Viagora

Barack Obama promete encerrar campanha com mensagem "afirmativa"

Democrata tenta arrebatar eleitores indecisos na reta final. Presidente interrompeu campanha 3 dias por conta da supertempestade.

Depois de três dias preocupado com o impacto da supertempestade Sandy, o presidente dos EUA, Barack Obama, retoma nesta quinta-feira (1º) a campanha pela reeleição, prometendo uma mensagem mais "afirmativa" para conquistar o eleitorado indeciso nos últimos dias da disputa pela Casa Branca.

As pesquisas mostram uma disputa acirrada entre o democrata, candidato à reeleição, e seu rival republicano, Mitt Romney. A eleição é na próxima terça-feira.

Obama usará a reta final para viajar a Estados politicamente divididos. Assessores disseram que Obama insistirá em argumentos apresentados nos últimos meses, contrapondo as visões dos democratas e dos republicanos para o governo, mas com maior ênfase nas ideias de Obama para o futuro, talvez recuperando o mote da "esperança", que norteou a primeira eleição dele, há quatro anos.

"Você vai vê-lo levantar... a visão daquilo por que lutamos", disse o estrategista eleitoral democrata David Axelrod em entrevista na semana passada, antes da tempestade, quando já antevia uma mudança de tom nos últimos dias da campanha. "Ainda vamos falar qual é a escolha. É preciso tratar da escolha. Mas acho que (o discurso) vai se inclinar para o afirmativo, para o futuro."
Imagem: ReproduçãoO presidente dos EUA, Barack Obama, abraça vítima de Sandy nesta quarta-feira (31) durante visita a Brigantine, Nova Jersey (Imagem:Reprodução)O presidente dos EUA, Barack Obama, abraça vítima de Sandy nesta quarta-feira (31) durante visita a Brigantine, Nova Jersey
Obama deveria iniciar essa fase final na segunda-feira, num comício na Flórida, mas cancelou o evento para voltar a Washington e acompanhar as atividades do governo com relação à tempestade que castigou Nova York e outras cidades da Costa Leste.

O presidente não faz um discurso eleitoral tradicional desde sábado --período excepcionalmente longo a tão poucos dias da eleição--, mas não deixou de aparecer para o eleitorado, fazendo declarações quase diárias em Washington, e viajando a Nova Jersey para avaliar os estragos causados pela tempestade.

Romney também cancelou alguns comícios por causa da tempestade, e na quarta-feira, na Flórida, limitou os ataques ao presidente.

Obama foi eleito em 2008 usando os temas da "esperança" e da "mudança", que agradaram a um eleitorado cansado das políticas do republicano George W. Bush, então presidente.

Neste ano, o slogan de Obama é "Para Frente", mas sua mensagem e dos seus aliados tem incluído duros ataques a Romney, ex-governador de Massachusetts e ex-executivo do setor privado.

Os republicanos dizem que Obama optou pela campanha negativa porque tem poucas realizações a mostrar no campo econômico. Os democratas argumentam que Romney, que também usou munição pesada contra o presidente, distorceu a verdade sobre a atuação do atual governo, e escondeu os fatos a respeito de si próprio.

Obama começa na quinta-feira uma viagem de dois dias por Nevada, Colorado e Ohio, Estados que podem ser decisivos na disputa eleitoral. Romney irá à Virgínia, outro Estado estratégico.
Mais conteúdo sobre:

Barack Obama

Facebook
Veja também