Viagora

Teresina avança na construção das praças dos Esportes e da Cultura

Em visita às áreas do projeto, técnicos do governo federal se surpreenderam com agilidade nas obras.

Numa área que congrega os mais variados serviços de assistência social e, ao mesmo tempo, diversas opções para a prática de esportes e atividades culturais é o que concebe o projeto Praças dos Esportes e da Cultura (PECs), do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Teresina está sendo contemplada com duas praças, cujas obras já foram iniciadas na Santa Maria da Codipi (zona Norte) e no Portal da Alegria (zona Sul). Os recursos são da ordem de R$ 7 milhões.

Técnicos do governo federal estiveram em Teresina nesta terça-feira, 6, e elogiaram a Prefeitura da capital pela organização e agilização na realização dos empreendimentos. "Teresina é uma das cidades onde as obras estão mais adiantadas", asseverou Anderson Bellas, do Ministério da Cultura, que estava acompanhado de Carolina Lages, do Ministério do Turismo.

Na companhia dos integrantes da Unidade de Gestores Locais (UGL/Semplan), os técnicos visitaram as obras em andamento da Santa Maria da Codipi, com 20% do projeto já executados. No Portal da Alegria, as obras também já foram iniciadas, estando na fase de terraplenagem e limpeza da área. Os recursos vão sendo liberados pela Caixa Econômica Federal, tendo a contrapartida da Prefeitura de Teresina, que se responsabiliza pelas obras de infraestrutura urbana nas áreas. A previsão de conclusão das praças é de oito meses.

O coordenador-geral da UGL, Roberto Jatobá (Semplan), revelou que, após a visita dos técnicos do governo federal à PEC da Santa Maria da Codipi, os técnicos do governo federal e da Prefeitura participaram de reunião, em que a proatividade da gestão municipal no empreendimento mereceu elogios dos representantes dos Ministérios da Cultura e do Turismo. "Eles parabenizaram a Prefeitura pelo desenvolvimento de todo os procedimentos até chegar à execução do projeto na capital, sendo Teresina a mais adiantada no Piauí e uma das mais adiantadas no Brasil em todo esse processo", disse.

O PAC investe em três modelos de praça: de 700 metros quadrados, de 3 mil metros quadrados e de 7 mil metros quadrados. Teresina foi contemplada com praças de 7 mil metros quadrados, com edificação multiuso de um pavimento, disposto numa praça de esportes e lazer, ao custo de R$ 3,50 milhões, cada uma. Cada praça é composta de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS); salas multiuso; biblioteca com telecentro; cineteatro com 125 lugares; pista de skate, equipamentos de ginástica; playground; quadra poliesportiva coberta; quadra de areia; jogos de mesa e pista de caminhada.

Conceito do projeto

A Praça dos Esportes e da Cultura é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

Idealizada em conjunto pelos Ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego, a Praça integra num mesmo espaço físico programas e ações setoriais destas instituições, visando à promoção da cidadania e à redução da pobreza nos territórios onde é implantada.

É atribuição do Ministério da Cultura coordenar, monitorar e avaliar a execução e os resultados dos programas e ações sob sua responsabilidade, bem como disciplinar o processo de aprovação e execução das propostas para implementação das PECs.
Mais conteúdo sobre:

Esporte

Facebook
Veja também