Viagora

Otimista, Barack Obama inicia sprint eleitoral de três dias em Wisconsin

"Quando um desastre nos atinge, o melhor dos Estados Unidos vem à tona", clamou Obama na cidade de Green Bay, logo após desembarcar do Air Force One.

O presidente americano, Barack Obama, iniciou nesta quinta-feira seu último sprint eleitoral em Wisconsin depois do desastre causado pela tempestade Sandy na costa leste do país, com um comício em que afirmou que os americanos "caem e se levantam juntos como uma nação" em momentos de crise.

Vestindo jaqueta de aviador, como comandante-em-chefe, Obama assegurou que se sentia pequeno após presenciar o impacto de Sandy em Nova Jersey, mas depois passou a atacar diretamente seu adversário, o republicano Romney, a quem acusou de "vendedor" de soluções fáceis.

"Quando um desastre nos atinge, o melhor dos Estados Unidos vem à tona", clamou Obama na cidade de Green Bay, logo após desembarcar do Air Force One.

"Todas as diferenças que nos consomem dia a dia parecem se evaporar. Não há democratas, nem republicanos durante uma tempestade, só compatriotas americanos", acrescentou.

O presidente parece ter se saído bem esta semana do desafio humanitário que representou Sandy, tempestade que deixou no mínimo 72 mortos e milhões sem eletricidade em vastas áreas da Costa Leste.

Obama criticou a mensagem de mudança que agora seu adversário parece representar, apoderando-se do lema da campanha democrata de 2008.

"O governador Romney usou todos os seus talentos de vendedor para disfarçar estas mesmas políticas que faltaram no nosso país, as mesmas políticas com que temos tido que lidar nos últimos quatro anos, e as oferece como mudança", disse o presidente.

"Está claro que o que o governador oferece não é mudança. Devolver mais poder aos bancos mais poderosos, isto não é uma mudança. Deixar milhões sem seguro médico não é mudança", acrescentou.

Romney acusa Obama de não ter um plano para os próximos quatro anos e que por isso o país não pode se permitir outros quatro anos de governo democrata.

"Depois de quatro anos já sabem quem eu sou", disse Obama. "Talvez não estejam de acordo com cada decisão que tomei. Talvez estejam frustrados com o ritmo da mudança, mas sabem no que acredito. Vocês sabem onde estou", acrescentou.

Obama iniciou em Green Bay um mini-giro de três dias que o levará a Nevada, Colorado e na sexta-feira a Ohio, um estado chave onde Romney também fará campanha.
Mais conteúdo sobre:

Barack Obama

Facebook
Veja também