Viagora

Barack Obama vai jogar basquete em Chicago no dia da eleição

Presidente, que busca a reeleição, já votou adiantado.

O presidente dos EUA, Barack Obama, reservou um espaço em sua agenda desta teça-feira (5) em Chicago, Illinois para jogar basquete, uma de suas atividades favoritas e um "ritual" para o líder nos dias de eleições.

Obama enviou um e-mail a seu ex-assessor Reggie Love, um de seus companheiros inseparáveis nas quadras, pedindo para que organize uma partida de basquete na cidade onde espera comemorar horas depois sua reeleição, informou nesta segunda-feira a jornalistas seu assessor, Robert Gibbs.

O basquete, uma paixão pessoal de Obama, é também uma tradição ligeiramente supersticiosa para o presidente, que costuma relaxar nas quadras no dia da votação quando seu nome está nas cédulas.

A única exceção aconteceu em novembro de 2008, quando trocou a bola por uma última visita ao então indeciso estado de Indiana.

"Cometemos o erro de não jogar basquete uma vez", disse hoje Gibbs. "Não o cometeremos outra vez."

Mas jogar no dia das eleições nem sempre trouxe boa sorte a Obama: no início de 2008, sua partida no dia das primárias em New Hampshire não evitou que perdesse nesse estado para a atual secretária de Estado, Hillary Clinton.

Por enquanto, a partida de basquete e o comício da noite eleitoral são os únicos eventos previstos para terça-feira na agenda de Obama, que chegará a Chicago na noite desta segunda após um intenso dia de campanha em Madison (Wisconsin), Columbus (Ohio) e Des Moines (Iowa).

Seu rival republicano, Mitt Romney, votará na terça-feira de manhã em Massachusetts, provavelmente perto de sua casa em Belmont, Massachusetts, e deve visitar depois os estados de Ohio e Pensilvânia.
Mais conteúdo sobre:

Barack Obama

Facebook
Veja também