Viagora

Forte terremoto atinge o Japão e provoca pequeno tsunami

Funcionários deixaram usina nuclear de Fukushima, que não sofreu danos.

Um forte terremoto de magnitude 7,1 atingiu a costa leste da ilha japonesa de Honshu na madrugada deste sábado (26), pelo horário local, segundo o serviço geológico dos EUA (USGS).

O tremor gerou um pequeno tsunami de 30 centímetros em Ishinomaki, na prefeitura de Miyagi, que aparentemente não provocou danos.

Após o terremoto, a agência japonesa de meteorologia emitiu um alerta "amarelo" de tsunami, com possibilidade de ondas de até um metro atingirem o litoral na região de Fukushima e de outras quatro prefeituras. O alerta foi encerrado cerca de duas horas depois.
A região de Fukushima abriga a usina nuclear de Fukushima Daiichi, bastante danificada pelo terremoto seguido de tsunami de 11 de março de 2011, o que gerou temores de um possível desastre ambiental.

Funcionários da usina foram retirados de algumas áreas, mas não houve danos adicionais às instalações, segundo a operadora Tokyo Electric Power Co (Tepco).

As autoridades japonesas afirmaram que a magnitude foi de 6,8.

Um tremor secundário, de magnitude 5,1, foi sentido às 3h57 de sábado locais, 15h57 de sexta no horário brasileiro de verão, segundo o USGS.

Mais de 18 mil pessoas morreram quando um terremoto submarino de magnitude 9 deu origem a um tsunami que varreu a costa nordeste do Japão em 11 de março de 2011, na pior catástrofe registrada no pós-guerra no país.

Os sistemas de resfriamento da usina de Fukushima foram destruídos, provocando a fusão dos reatores e obrigando dezenas de milhares de pessoas a fugir do local.

O leste do Japão, uma região sismologicamente ativa, também foi sacudido por um terremoto de magnitude 6,5 no mês passado, e os tremores foram sentidos a 600 quilômetros, na capital Tóquio.

Tufão Francisco

A companhia operadora da usina nuclear também está tomando medidas especiais para evitar incidentes ante a previsão de fortes chuvas trazidas pela aproximação do tufão Francisco, perto do Japão.

Segundo a agência meteorológica japonesa, o 27º tufão do ano na Ásia deve passar meste sábado ao sul do arquipélago e provocar fortes chuvas em grande parte do país.

De acordo com um porta-voz da Tepco, efetivos especiais serão mobilizados para trabalhar na vigilância e no tratamento da situação e reforços poderão ser chamados se for necessário.

Água contaminada armazenada em reservatórios ou absorvida no subsolo dos prédios, assim como na canalização, já vazou de Fukushima.
Mais conteúdo sobre:

Japão

Facebook
Veja também