Viagora

Bombeiros interditam quadra de esportes de escola do Pará

Segundo laudo, estrutura apresenta risco aos alunos.

O Corpo de Bombeiros realizou na última segunda-feira (7) uma vistoria em uma escola estadual de Itaituba, no sudoeste do Pará, e decidiu interditar a quadra de esportes. Há um mês, a reportagem do Bom Dia Pará denunciou a precariedade vivida por alunos da escola: até mesmo merenda escolar vencida foi encontrada na dispensa do colégio.

O parecer técnico sobre a quadra da Escola Maria das Graças Escócio Cerqueira estava sendo produzido desde o mês de setembro e de acordo com os bombeiros, o prédio apresenta problemas graves no telhado, na estrutura e na fiação elétrica.

A última reforma no local foi realizada em 2007. Os desgastes na estrutura da quadra, causados pelo tempo de uso e pela chuva, estariam colocando em risco a segurança dos alunos. “Principalmente na nossa região que costuma ter esses vendavais, pode ser que o vento arranque telhas e provoque um acidente grave”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros, Ney Tito.

Os problemas da escola estadual foram denunciados pelos próprios estudantes durante uma manifestação. Eles saíram pelas ruas de Itaituba carregando caixões como forma de protesto. O Ministério Público Estadual (MPE) foi acionado e, durante vistoria na instituição foi encontrada merenda escolar vencida.

Com a interdição da quadra, as aulas de educação física foram canceladas, e os alunos contam que estão preocupados com o fechamento do ano letivo. “Se a gente não tiver as aulas de educação física, como teremos nossa nota para passar ao ano seguinte? A gente vai ficar prejudicado”, reclama o estudante Abimael Moraes.

Valéria Ferreira, que cursa o 3º ano, precisa das notas para concluir o ensino médio. “Não disseram quando a gente vai voltar a frequentar as aulas. Pode entrar outro ano, passar do ano que vem, e essa quadra continuar do mesmo jeito”, comenta.
Em nota, a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) informou que está realizando um estudo para que uma reforma geral seja feita na escola.
Mais conteúdo sobre:

Esporte

Facebook
Veja também