Viagora

Prefeitura pede que população fique atenta aos escorpiões em Uberlândia

Nesta época do ano, aparecimento do animal aumenta em cerca de 30%. Por ano são capturados mais de 500 escorpiões na cidade.

Segundo especialistas em saúde, é no período de março a maio que ocorre o pico da reprodução dos escorpiões. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia pede atenção à população. O número de chamadas registrando o aparecimento de escorpiões na cidade aumenta em cerca de 30% nesta época.

Segundo o veterinário William Stutz, o período de reprodução se inicia em dezembro, juntamente com as chuvas, e as aparições do animal só diminuem quando as chuvas reduzem.

Caso algum escorpião apareça dentro de casa é preciso comunicar o fato ao laboratório do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pelo telefone (34) 3255-3028. A recomendação é que a pessoa guarde o animal, vivo ou morto, para que os técnicos registrem o caso no monitoramento do município.

“Primeiro faça o contato com o laboratório para que nós possamos ir ao local fazer uma investigação, avaliar e passar orientações de mudanças ambientais e de vedações para evitar a presença do animal”, enfatizou William.

A picada do escorpião é caracterizada pela dor intensa que pode durar mais de 24 horas. Nesse caso, a pessoa deve ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UAI) do Bairro Pampulha ou para o pronto socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

Por ano são capturados, em Uberlândia, mais de 500 animais, número considerado alto já que a cidade não é foco de incidência de escorpião.
Mais conteúdo sobre:

Uber

Facebook
Veja também