Viagora

Firmino Filho lança o "Terêjunina ? O Arrastapé da gente ? São João o mês inteiro"

No evento aconteceu também a primeira apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, abriu oficialmente na tarde de hoje (24) a “Terêjunina – O Arrastapé da gente – São João o mês inteiro”. O chefe do executivo municipal apresentou a programação junina para a imprensa e para o público. No evento, aconteceu também a primeira apresentação oficial da recém criada Orquestra Sanfônica de Teresina – “Seu Dominguinhos”. Ela conta com 21 músicos e é formada só por sanfoneiros da região.

Para o prefeito, o Terêjunina é um evento que já nasce grande por resgatar uma festa que é tipicamente nordestina. “Esse é um momento importante de resgatar as nossas tradições. Teremos um mês inteiro de festas com um projeto diferente, que tem a nossa cara. O Terêjunina se transformará na nossa marca e tenho certeza que agradará o nosso povo e irá atrair também pessoas de fora”, destacou Firmino.

De acordo com Lázaro do Piauí, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a programação do Terêjunina irá descentralizar as ações culturais, levando as festividades para os principais bairros de Teresina, que vão contar com apresentações de quadrilhas, Bumba Meu Boi, grupos folclóricos e brincadeiras juninas. “Estamos resgatando uma festa que estava esquecida em Teresina. Temos 12 de grupos de dança de Teresina e 150 músicos envolvidos no evento. O teresinense agora pode se orgulhar, porque a nossa cidade também vai ter festa junina”, comemorou.

E a programação junina já inicia no dia 01 de junho com a Caravana Junina, que terá início às 16h, em frente ao edifício Euro Business. A chegada será no Complexo Turístico da Ponte Estaiada. A Fundação Cultural Monsenhor Chaves está organizando o evento e colocará três trios elétricos puxando a festa, que será animada ao som de músicas juninas. Acompanhando os trios, estarão as 20 quadrilhas, 12 grupos de Bumba Meu Boi e 05 Grupos Folclóricos da capital.

Ao final da caravana, no Complexo da Ponte Estaiada, a festa continua com um grande arraiá popular. Os vários grupos folclóricos e quadrilhas se apresentarão durante toda a noite, que será encerrada com mais uma atração de peso. É o show da Banda Casadões do Forró.

Segundo Lázaro, além de ter a sua própria programação, a prefeitura também vai apoiar outras iniciativas, como, por exemplo, os festejos de São Pedro, no bairro Poti Velho. “Há décadas Teresina não fazia atividades juninas nos bairros da cidade. Estamos resgatando a expressão cultural dessas localidades. O objetivo é fazer São João o mês inteiro”, lembrou.

Estão previstas também outras atividades durante o mês de junho como a criação do Volante do Forró, um ônibus que vai levar os turistas para conhecer Teresina, ao som de muito forró pé de serra.
Mais conteúdo sobre:

Firmino Filho

Facebook
Veja também