Viagora

Deputado João de Deus (PT), apresenta projeto que valoriza a cultura local

De acordo com o projeto do petista, a iniciativa é uma maneira de valorizar os talentos regionais e de se respeitar os trabalhos destes profissionais

O deputado João de Deus, PT, apresentou um projeto que visa a obrigatoriedade de contratação de trinta por cento de cantores, instrumentistas ou bandas piauienses na cobertura de shows e eventos musicais, que receba algum tipo de patrocínio público, nas apresentações artísticas de grupos musicais nacionais e internacionais no Piauí. A proposta será discutida nas comissões técnicas e votada no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí.

De acordo com o projeto do petista, a iniciativa é uma maneira de valorizar os talentos regionais e de se respeitar os trabalhos destes profissionais, por meio de mecanismo que o parlamentar considera importante para garantir a oportunidade de diversidade artística e cultural no Piauí. "A proposição tem o intuito de oferecer mecanismos que garantam espaço para a diversidade da produção musical possibilitando que o artista piauiense supere os obstáculos que enfretam na divulgação dos seus trabalhos, até mesmo aqui no Piauí", explica o deputado.

Segundo o parlamentar a proposição surgiu depois de reuniões com o presidente da Ordem dos Músicos do Brasil - Sessão Regional Piauí, presidente do Sindicato dos Músicos do Piauí, além de demais representantes da categoria no Estado. A intenção, garante o deputado, é promover a participação dos artistas locais em eventos de grande repercussão cultural, embora ressalve que a exigência é feita apenas às apresentações que tenham alguma parceria com o Governo do Estado, por meio de patrocinitos, por exemplo.

Se sancionado pelo governador Wilson Martins, o projeto prevê que, os artistas ao se sentirem prejudicados pelo descumprimento da Lei podem recorrer aos órgãos competentes em busca de uma punição aos responsáveis e o Ministério Público Estadual, à Delegacia Regional do Trabalho, ao Conselho Regional dos Músicos e Sindicato da Categoria, para se viabilizar a punição aos responsáveis pela omissão.

O cantor Roraima, que há mais de 28 na música popular no Estado ressalta que qualquer iniciativa em prol dos músicos locais é relevante e concorda que a aprovação do projeto implica na valorização da categoria, que segundo ele enfrenta dificuldades na divulgação de seus trabalhos no Estado. O cantor conclui convidando a todos os piauienses a assistirem a sua apresentação no dia 30 de maio no Festival de Inverno de Pedro II.
Facebook
Veja também