Viagora

Pedreira de Léa será cercada para evitar descarte irregular em Uberaba

Medida faz parte do plano de recuperação ambiental da área. Previsão para instalação de alambrado e portões é de até 90 dias.

Mesmo após a Prefeitura desativar e proibir o descarte de resíduos na Pedreira de Léa, em Uberaba, o local ainda continua sendo alvo do descarte irregular de entulho de construções. Para impedir a ação dos cidadãos que descumprem as normas municipais, serão colocadas cercas em toda a área a fim de evitar a passagem.

A iniciativa faz parte de um plano de recuperação ambiental, que já está sendo preparado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Serão construídos 30 metros de alambrado ao lado da cerca existente, além de dois portões instalados no lugar de estacas.

"Esse isolamento será feito com dois portões, sendo um na parte de cima e outro na parte de baixo. Depois será colocado o alambrado em todos os locais onde caminhões e carroças possam ter acesso à pedreira. Ficará inviável essas pessoas jogarem lixo ou entulho aqui", esclareceu o subsecretário de Meio Ambiente, Marco Túlio Prata.

Segundo informações da Secretaria Ambiental da cidade, cerca de 15 metros de resíduos estão descartados na Pedreira ao longo dos anos. A fumaça que fica no local são gazes provenientes da decomposição de materiais orgânicos no solo. Esses danos ambientais fazem com que a área possa levar até 30 anos para se estabilizar completamente.

O término das obras está previsto para no máximo 90 dias. Enquanto isso, o Ministério Público (MP) dá continuidade aos trabalhos de conclusão do inquérito que definirá os responsáveis pela implantação do Plano de Recuperação da Área Degradada (Prad).

O inquérito civil está em andamento desde 2008 no MP e se baseia em dois objetos. O primeiro se trata da recuperação da área e o segundo sobre a regularização das empresas que fizeram o descarte no local.

De acordo com a promotora do Meio Ambiente, Claudine Bettarello, as empresas precisam comprovar, junto ao Ministério Público, onde ele estão descartando os materiais. "Numa segunda fase, depois que a Secretaria de Meio Ambiente apresentar o Prad, a Promotoria vai chamar as pessoas responsáveis pela área e colocar em prática a execução desse plano", explicou.
Mais conteúdo sobre:

Uber

Facebook
Veja também