Viagora

Prefeito de Teresina Firmino Filho quer atingir 95% da cobertura vacinal contra a Poliomielite

Para este ano, a meta é vacinar 57.140 crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, juntamente com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão, fez a abertura do Dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite. A atividade aconteceu na Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA), localizada no bairro Dirceu II.

Firmino Filho fez a primeira administração da dose da vacina nas crianças que estavam no local. De acordo com o chefe do executivo municipal, a saúde é prioridade em sua gestão e o foco é fortalecer as ações preventivas desenvolvidas pela Fundação Municipal de Saúde.

“A nossa intenção com essa campanha é atingir um bom desempenho de vacinação entre as crianças. O Brasil está imune da Poliomielite, mas o nosso país está ficando cada vez mais aberto, iremos sediar grandes eventos como a Copa das Confederações, Olimpíadas, Jornada Mundial da Juventude, e, portanto, precisamos garantir que o vírus não seja reintroduzido no nosso país e manter a nossa população imunizada, daí a importância da vacinação”, explicou.

O prefeito enfatizou também durante a atividade que o intuito maior da divisão da Fundação Municipal de Saúde no início da sua gestão era justamente deixar o órgão mais leve para atuar no fortalecimento das ações primárias da saúde básica. “Nossa intenção é fortalecer as ações de vacinação, dos programas voltados para o atendiemnto aos idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos e as nossas crianças, a exemplo do que estamos fazendo hoje com essa vacinação. A saúde pública tem problemas, mas estamos enfrentando, buscando soluções e trabalhando para garantir um sistema que garanta direitos e de construção da cidadania”, destacou.

O presidente da FMS, Luiz Lobão, destacou que para este ano, a meta é vacinar 57.140 crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade. “A campanha acontece até o dia 21 de junho e temos a meta de imunizar 95% da nossa população alvo, que são as crianças. Estamos disponibilizando a vacina em 121 postos por todo o município para garantir que todas as nossas crianças recebam a vacina e fiquem imunes do vírus”, lembrou.

Para Francisca das Chagas, mãe do pequeno João Miguel, de quatro anos de idade, a ação da Prefeitura de Teresina é bastante importante para garantir a saúde do seu filho. “Tive a preocupação de vir logo no primeiro dia da campanha para garantir a imunização do meu filho, uma vez que ele precisa ter saúde para se desenvolver bem em todas as suas atividades”, ressaltou.

O grupo de teatro de bonecos Cia do Riso, da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) fez apresentação na Maternidade no Arraial do Zé Gotinha, levando um toque de bom humor e leveza para as crianças.
Mais conteúdo sobre:

Firmino Filho

Facebook
Veja também