Viagora

Atendendo a manifestantes, Strans amplia rota de ônibus dentro da Ufpi

Uma das linhas começou a passar pelo Setor de Esportes nesta segunda (1º)

A partir de hoje (1º), a linha de ônibus Universidade - Centro (linha 401) começa a passar pelo Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

Segundo a assessoria da Superintendência de Trânsito de Teresina (Strans), a mudança é definitiva para esta linha, mas a aplicação aos outros ônibus que fazem linha para a Ufpi ainda não foi confirmada e não tem previsão de implantação.

“O que vai haver não é mudança de percurso exatamente, mas apenas a extensão da abrangência dos ônibus até o Setor de Esportes da universidade na Avenida Raul Lopes”, informou a assessoria.

O ônibus terá seu trajeto ampliado para além do balão do Centro de Tecnologias (CT) da Ufpi, passando também pela frente do novo Centro de Ciências da Natureza (CCN), ao lado do CT. Em seguida, pegará a Avenida Raul Lopes em frente ao Setor de Esportes e depois voltará para a Universidade.

Reclamações de estudantes

A medida que entra em vigor hoje foi acordada em reunião na última terça-feira (25), entre a Prefeitura de Teresina e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufpi. A audiência foi marcada após as manifestações ocorridas em Teresina.

As reclamações e pedidos pela ampliação do trajeto das linhas da Ufpi não são recentes. Estudantes do Curso de Educação Física,que têm aulas no Setor de Esportes, sempre reclamaram da falta de ônibus para aquela área do campus.

No começo do ano, um grupo de 10 estudantes foi assaltado quando estava indo a pé para a parada de ônibus do CT, que é a mais próxima do local. O mato que cerca os dois lados da Avenida Raul Lopes naquela altura aumenta a sensação de insegurança dos alunos, que dependem, muitas vezes, de carona para ir e vir.

Demanda

Três linhas principais passam pela Ufpi: Rodoviária I e II (Taguatur), Univer­sidade Circular I e II (Piauiense) e Universidade-Centro (Emtracol - 401). Além destas, circulam Saci Universidade (Cidade Verde) e Socopo via Morros (Transcol), acrescentadas em abril de 2011 para atender a estudantes de outras zonas da cidade, além do Centro.

Mesmo com o aumento das linhas, não foi estudado ainda pela Strans o aumento da frota, que não está mais atendendo à demanda. Com o início do funcionamento do Hospital Universitário (HU) e a entrada de estudantes pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a cada semestre., há um aumento de 60% da população universitária. São constantes as reclamações da demora e da lotação dos ônibus, principalmente em horários de pico.
Mais conteúdo sobre:

Strans

Facebook
Veja também