Ministério da Saúde atualiza lista de medicamentos do SUS
Estão incluídos medicamentos para tratamento de Alzheimer e Aids.
A nova Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Ministério da Saúde foi divulgada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União (DOU). Os medicamentos contidos na relação, são aqueles que atendem às necessidades prioritárias do Sistema Unico de Saúde (SUS).
- Foto: Agência Brasil

A nova lista da Rename conta com 869 medicamentos, incluindo novos medicamentos como a rivastigmina, que é utilizada no tratamento de Alzheimer e o dolutegravir para infecção pelo vírus HIV. Também foram incluídos a ceftriaxona, utilizada no tratamento da sífilis e gonorreia, e o cloridrato de cinacalcete e paricalcitol, para hiperparatireoidismo secundário à doença renal crônica.
Serão adquiridos futuramente pelo Ministério da Saúde, medicamentos como sulfadiazina, pirimetamina e espiramicina, ofertados pelos municípios através da Atenção Básica.
A Rename é feita através de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para promover o uso seguro dos medicamentos. Nela é definida a responsabilidade de aquisição e distribuição de cada unidade do SUS.
Ministério da Saúde
-
Lei autoriza venda de spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres
Conforme a medida, o objetivo é permitir que o equipamento seja usado para conter temporariamente um agressor em situações de ameaça à integridade física ou sexual. -
Presidente da Coreia do Sul fará visita ao Brasil a convite de Lula
O encontro está marcado para 27 de julho e deve ampliar a cooperação entre os dois países em áreas como inteligência artificial, semicondutores, energia e comércio -
Receita Federal libera consulta do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda
Conforme o órgão, os dois primeiros lotes de 2026 representaram 80% das restituições previstas para este ano, tanto em valores como em número de contribuintes. -
Bolsa Família: Caixa paga parcela de julho nesta sexta-feira para NIS final 5
O benefício tem valor médio de R$ 679,19 e valor mínimo de R$ 600; pagamentos seguem calendário definido conforme o final do NIS -
Comitê antecipa geração de energia para evitar impactos do El Niño
A medida entra em vigor a partir de 1º de setembro, para reforçar a segurança do sistema diante da possibilidade do El Niño no segundo semestre de 2026.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir