Viagora

Ex-presidente da Petrobras é condenado a 11 anos na Lava Jato

Aldemir Bendine foi condenado por Sérgio Moro pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Sentença saiu nesta quarta-feira.

O ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 11 anos de prisão na Operação Lava Jato, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A sentença foi divulgada nesta quarta-feira (7).

Aldemir foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber R$ 3 milhões em propina da Odebrecht, para facilitar contratos entre a empreiteira e a estatal.

Moro determinou que, em um primeiro momento, a pena seja cumprida em regime fechado, com o regime podendo ser alterado de acordo com a devolução do “produto do crime”. O ex-presidente da Petrobras já está preso no Complexo Médico-Penal, na Região Metropolitana de Curitiba.

Bendine é o único ex-presidente da Petrobras que virou alvo de processo na Operação Lava Jato. Ele assumiu a presidência do Banco do Brasil em abril de 2009, a convite do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de Aldemir, outras quatro pessoas também foram condenadas. Entre elas, o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, com penas somadas de 10 anos e seis meses de reclusão, também por corrupção e lavagem de dinheiro.

  • Foto: Valter Campanato/Agência BrasilAldemir BendineAldemir Bendine

O juiz adotou as penas previstas na colaboração de delação premiada. Marcelo foi preso em junho de 2015, ficou preso por dois anos e meio e, desde dezembro do ano passado, cumpre prisão domiciliar.

Antônio Carlos Vieira da Silva Júnior, denunciado na ação, foi absolvido por Moro por falta de provas.

Facebook
Veja também