CCJ da Câmara dos Deputados aprova funk como manifestação cultural
"É importante reconhecer institucionalmente esses segmentos, mesmo não sendo do nosso gosto”, diz um deputado do Paraná.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 4124/08 que reconhece o funk como manifestação cultural popular digna do cuidado e proteção do Poder Público. O texto é de autoria do deputado Chico Alencar (Psol-RJ).
De acordo com a Agência Câmara Notícias, a proposta assegura aos artistas do funk o respeito aos seus direitos, e ao movimento funk a livre realização de suas atividades e de manifestações como festas, bailes e reuniões.
O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e, portanto, segue para o Senado, a não ser que seja apresentado recurso para votação em Plenário.
O relator na CCJ, deputado Wadih Damous (PT-RJ), ressaltou que “faz-se necessário que o Estado reconheça todas as formas de manifestações culturais e as incentive, para evitar o preconceito e para que valiosas formas de manifestações culturais, como o funk, deixem de ser criminalizadas e associadas à violência, tráfico e consumo de drogas, como comumente ocorre no Brasil”.
- Foto: Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Relator do projeto na CCJ, deputado Wadih Damous (PT-RJ).
Durante o debate na comissão, Chico Alencar afirmou que está cada vez mais convencido de que “o funk é uma manifestação popular e artística de alto valor”.
Para o deputado Aliel Machado (PSB-PR), “nós estamos em um momento de intolerância política e de criminalização de segmentos da sociedade, e é importante reconhecer institucionalmente esses segmentos, mesmo não sendo do nosso gosto”.
O deputado Fábio Sousa (PSDB-GO) também se manifestou favoravelmente “à liberdade de expressão e liberdade cultural”.
Câmara dos Deputados
Comitê antecipa geração de energia para evitar impactos do El Niño
A medida entra em vigor a partir de 1º de setembro, para reforçar a segurança do sistema diante da possibilidade do El Niño no segundo semestre de 2026.Cantor Roberto Carlos passará por cirurgia na vesícula
De acordo com a nota, o cantor “está tranquilo e seguindo todas as orientações médicas”.Caixa paga parcela de julho aos beneficiários do Bolsa Família com NIS final 4
O pagamento no modelo tradicional do Bolsa Família acontece nos últimos dez dias úteis de cada mês.Anvisa determina apreensão de lotes de azeites e doces
De acordo com a decisão, o azeite tem origem desconhecida e apresentou resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração.Caxias no Maranhão registra tremor de terra de magnitude 2,8 nesta quarta
O epicentro foi localizado nas proximidades de São João do Soter, município vizinho a Caxias.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir