Viagora

Tesouro Nacional bloqueia FPM de cidades do Piauí e Maranhão

O bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios impede a liberação dos recursos nos dias 20 e 30 de janeiro até a regularização.

Seis municípios piauienses estão com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueado, segundo relatório divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional. O bloqueio foi efetuado devido a irregularidades junto à Receita Federal.

  • Foto: Divulgação/Secretaria do Tesouro NacionalMunicípios do Piauí que tiveram FPM bloqueado.Municípios do Piauí que tiveram FPM bloqueado.

As cidades do Piauí que tiveram o FPM bloqueado são: Altos, Campo Maior, Dirceu Arcoverde, Luzilândia, Miguel Alves e Parnaguá. Os municípios tiveram o fundo bloqueado em 14 de janeiro, exceto Altos e Miguel Alves, que tiveram bloqueio realizado em 13 de dezembro e 13 de agosto de 2018, respectivamente.

  • Foto: Divulgação/Secretaria do Tesouro NacionalMunicípios maranhenses com FPM bloqueado.Municípios maranhenses com FPM bloqueado.

No Maranhão, as cidades de Bacabeira, Chapadinha, Colinas, Peritoró, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Luís e Tutóia tiveram o FPM bloqueado em 14 de janeiro. Bacabal, Buriticupu e Santana do Maranhão tiveram bloqueio realizado em 13 de dezembro do ano passado, além de Paço do Lumiar, onde o FPM foi bloqueado em 14 do mesmo mês.

O bloqueio do FPM dos municípios impede a liberação dos recursos nos dias 20 e 30 de janeiro até a regularização.

De acordo com o parágrafo único do Artigo 160 da Constituição Federal, o repasse do FPM está condicionado a algumas normas. Débitos com o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a inscrição na dívida ativa pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) são alguns motivos que podem acarretar a suspensão das transferências.

Facebook
Veja também