Viagora

Forças federais começam a atuar no estado do Ceará neste sábado

De acordo com o secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Teophilo, cerca de 70 integrantes da Força Nacional que estavam em estados vizinhos foram deslocados para Fortaleza.

Neste sábado (05), as forças federais de segurança começaram a atuar no Ceará. Segundo declaração do secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Teophilo, cerca de 70 integrantes da Força Nacional que estavam no Rio Grande do Norte e em Sergipe foram deslocados para Fortaleza.

O emprego da Força Nacional foi autorizado nessa sexta-feira (04) pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, por um período inicial de 30 dias.

“Às 15h nós estamos deslocando mais 88 homens num Hércules 630 da Força Aérea Brasileira e durante a madrugada um Boeing 767 vai levar o restante dos 300 homens que o nosso governador do estado do Ceará pediu. E mais 30 viaturas estão iniciando comboio para Fortaleza no dia de hoje. Acredito que em 48h elas estejam lá”, afirmou.

O envio das forças foi autorizado por Sérgio Moro após pedido do governador do Ceará, Camilo Santana. Foram designados agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Penitenciário Nacional e homens da Força Nacional e das Forças Armadas. As forças atuarão em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e as polícias locais. Segundo Guilherme Teophilo, o tempo de resposta foi de 24 horas, período necessário para o planejamento da ação e organização dos integrantes.

O secretário disse que equipes de inteligência têm acompanhado a situação do estado desde a morte de um líder criminoso, GG do Mangue, no ano passado. O estudo, acrescentou ele, indicou a necessidade do emprego dos 300 integrantes das forças, inclusive de militares.

Ataques

Desde a última quarta-feira (02), ataques vêm sendo registrados na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do estado. Segundo último balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará, foram registrados incêndios, crimes e episódios de depredação de estruturas públicas em diversos bairros de Fortaleza. Também foram identificados ataques com veículos em três cidades da região metropolitana (Guaiuba, Pindoterama e Horizonte).

Facebook
Veja também