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Saiba como funciona a nova carteira de trabalho digital

O trabalhador não precisará mais apresentar sua carteira física ao ser contratado, no entanto o documento impresso não deve ser descartado.

A Carteira de Trabalho digital passou a valer como documento no mês de setembro, agora os dados podem ser consultados a partir de um aplicativo desenvolvido pelo Ministério do Trabalho disponível para Android e Iphone (iOs). O recurso já existe desde 2017, mas a versão digital não substituía o documento de papel.

  • Foto: DivulgaçãoCarteira de Trabalho digital.Carteira de Trabalho digital.

No aplicativo, o trabalhador é identificado no sistema apenas pelo CPF, portanto ao ser contratado o cidadão não precisará apresentar sua carteira física. Como documento digital, os contratos e anotações de férias e salários são feitos eletronicamente, o usuário pode acompanhar essas informações também por meio do site da insituição idealizadora.

No entanto, o Ministério do Trabalho afirma que a Carteira de Trabalho impressa não deve ser descartada porque pode ser útil na comprovação do tempo de serviço. O recurso está disponível em lojas de aplicativos para smartphone, após baixar o usuário recebe instruções de cadastro dos dados que passam a valer como documento equivalente ao físico.

Os trabalhadores podem habilitar o documento pela internet, e, para as empresas que usam o eSocial, o registro de informações passa a ser feito digitalmente. 

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