STJ atende governo e libera divulgação de resultados do Sisu
A divulgação pelo Ministério da Educação (MEC) estava prevista para esta terça-feira, mas foi suspensa por uma liminar da Justiça de São Paulo.
Nesta terça-feira (28), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha decidiu liberar a divulgação do resultado das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A divulgação pelo Ministério da Educação (MEC) estava prevista para esta terça-feira, mas foi suspensa por uma liminar da Justiça de São Paulo, que também impediu o início das inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni).
A decisão do presidente foi motivada por um recurso protocolado na noite de ontem (27) pela Advocacia-Geral da União para derrubar a liminar proferida pela desembargadora Therezinha Cazerta, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que decidiu manter em vigor outra liminar concedida pela primeira instância da Justiça Federal para suspender a divulgação, sob alegação de que o governo ainda precisa dar um posicionamento “seguro e transparente” sobre a correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As notas no exame são usadas pelos estudantes para fazer inscrição no Sisu e concorrer a vagas em universidades públicas em todo o país.
Na sexta-feira (25), a Justiça Federal de São Paulo havia determinado a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu até que o governo federal demonstrasse a correção das provas do Enem que foram apontadas com problemas por estudantes de todo o país. O tribunal deu prazo de cinco dias para o cumprimento da decisão, sob multa diária de R$ 10 mil. A decisão foi motivada por um pedido da Defensoria Pública da União (DPU).
Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) informou que houve erros na atribuição de notas para cerca de 6 mil alunos. Segundo a pasta, a falha teria ocorrido na impressão das provas aplicadas em algumas cidades, sendo responsabilidade de uma gráfica. O MEC acrescentou que corrigiu o problema e não houve prejuízos para os estudantes.
Lista não oficial
Nesta terça-feira, antes da decisão do presidente do STJ, candidatos se manifestaram, pelas redes sociais, informando que tinham tido acesso a uma lista de resultados do Sisu, no site do MEC. Em seguida, o ministério divulgou nota informando que as listas publicadas por alguns minutos em seu portal “não representam resultado oficial” e que, em razão de decisão judicial, a divulgação do resultado final “continuava suspensa”.
Fonte Agência Brasil
Sistema de Seleção Unificada - Sisu
-
Mercado financeiro reduz expectativa de inflação para 5,15% em 2026, aponta pesquisa
Conforme o levantamento, na semana passada, a projeção do IPCA indicava que esse percentual seria de 5,16%. -
Beneficiários do Bolsa Família com NIS de final recebem pagamento da parcela de julho
A Caixa Econômica Federal apontou que, independentemente do número final do NIS, beneficiários de 175 cidades receberão o pagamento nesta segunda. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 42 milhões na terça
As apostas para o próximo sorteio podem ser realizadas até às 19h, em qualquer casa lotérica ou pelo app ou site Loterias Caixa. -
Eleições 2026: convenções partidárias para escolha de candidatos começam na segunda
Os partidos e federações terão até 5 de agosto para oficializar candidaturas e definir coligações para a disputa eleitoral -
Cantor Milton Nascimento é internado com pneumonia e apresenta boa evolução clínica
A Equipe informa que cantor de 83 anos está estável, recebe acompanhamento médico e deve ter alta nos próximos dias
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir