Viagora

Trabalhadores dos Correios deflagram greve em todo o país

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) decidiu deflagrar greve por tempo indeterminado.

Na noite dessa segunda-feira, 17 de agosto, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) decidiu deflagrar greve por tempo indeterminado em todo o país.

Segundo a entidade, a federação e os sindicatos tentam, desde o início de julho, dialogar com a direção dos Correios em torno da pauta de negociação. No entanto, além de não haver a negociação, no dia 1º de agosto foi revogado o atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021.

“Foram retiradas 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, em uma atitude desumana impedindo tratamentos diferenciados e que garantem melhor qualidade de vida, pagamento de adicional noturno e horas extras”, mencionou a nota divulgada pela FENTECT.

Além disso, os trabalhadores se opõem à privatização dos Correios e ao aumento da participação dos trabalhadores no Plano de Saúde, assim como “o descaso e negligência com a saúde e vida dos ecetistas na pandemia da Covid-19”.

De acordo com o secretário geral da FENTECT, José Rivaldo da Silva, a retirada de direitos e a precarização da empresa é uma das estratégias do governo federal e da direção dos Correios para a privatização.

“O governo federal busca a qualquer custo vender um dos grandes patrimônios dos brasileiros, os Correios. Somos responsáveis por um dos serviços essenciais do país, que conta com lucro comprovado, e com áreas como atendimento ao e-commerce que cresce vertiginosamente e funciona como importante meio para alavancar a economia. Privatizar é impedir que milhares de pessoas possam ter acesso a esse serviço nos rincões desse país, de norte a sul, com custo muito inferior aos aplicados por outras empresas”, declarou.

Mais conteúdo sobre:

Correios

Governo Federal

Facebook
Veja também