Inflação acelera em dezembro e fecha 2020 em 4,52%, diz IBGE
O resultado deixa a inflação de 2020 acima do centro da meta estipulada pelo governo, de 4%.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a inflação oficial do país em 2020, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nesta terça-feira (12).
De acordo com o IBGE, a variação de preços fechou o ano em 4,52%, maior taxa desde 2016. O resultado deixa a inflação de 2020 acima do centro da meta estipulada pelo governo, de 4%. Mas continua dentro do limite de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Um levantamento do Banco Central, divulgado na segunda-feira (11), aponta que analistas do mercado apostavam em IPCA de 4,37%.
O IBGE também divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador que também mede a inflação no Brasil, mas que leva em consideração apenas quem ganha até cinco salários mínimos. Segundo o órgão, em dezembro ele ficou em 1,46%, acumulando alta de 5,45% em 2020.
Ainda segundo o Instituto, esse percentual de 5,45%, obriga o governo federal a rever o reajuste já anunciado para o salário mínimo, que usava como base a projeção de 5,26%.
IBGE
Banco Central
Inscrições para o Enem 2026 terminam nesta sexta-feira, diz Inep
Para os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, a inscrição é automática.Anvisa determina recolhimento de lote da água mineral Crystal sem gás
A empresa determinou o recolhimento após constatar a contaminação pela bactéria Pseudomonas.Projeção industrial brasileira tem alta de 0,7% em abril de 2026, aponta IBGE
O IBGE destaca que a indústria está 4,7% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas registra 12,9% abaixo do nível recorde, alcançado em maio de 2011.Mega-Sena vai sortear prêmio estimado em R$ 32 milhões na quinta-feira
Segundo informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 27, 30, 35, 40, 44 e 58.Petrobras ajusta preço do diesel para R$ 1,12 por litro comercializado
O ajuste nos preços de venda de óleo diesel vale a partir desta terça-feira (02).










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir