Viagora

Receita libera consulta a 3º lote de restituição do Importo de Renda

De acordo com a Receita Federal, esse será o maior lote de restituição de Imposto de Renda da história em número de contribuintes e serão pagos R$ 5,8 bilhões.

Nesta sexta-feira (23), a Receita Federal liberou a consulta ao 3º lote de restituição de 2021 para os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até meados de maio.

De acordo com a Receita, esse será o maior lote de restituição da história em número de contribuintes. Ao todo, 5.068.200 contribuintes receberão R$ 5,8 bilhões, e deste total, 4.913.343 contribuintes entregaram a declaração até o dia 18 de maio. Os demais têm prioridades legal, sendo 13.985 contribuintes acima de 80 anos, 95.298 contribuintes entre 60 e 79 anos, 8.987 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Segundo a Receita Federal, o dinheiro será pago no dia 30 de julho e a consulta pode ser feira no site do órgão (servicos.receita.fazenda.gov.br). Para ter acesso, basta clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

A Receita informou ainda que Apesar do adiamento do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, o calendário original de restituição foi mantido com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Facebook
Indicado para você
Veja também