Viagora

Volume de serviços prestados subiu 0,7% em agosto, aponta IBGE

Com esse desempenho, o setor opera cerca de 10,1% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020.

De acordo com o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços prestados no país avançou 0,7% em agosto, quando comparado com julho. Esse resultado ocorre após o crescimento de 1,3% no mês anterior e é a quarta alta consecutiva. No período, o ganho acumulado é de 3,3%.

Com esse desempenho, o setor opera cerca de 10,1% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Os dados que integram a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) mostram que o resultado ficou 0,9% abaixo do maior patamar da série histórica, registrado em novembro de 2014. O levantamento do IBGE foi divulgado nesta sexta-feira (14).

Em comparação com agosto do ano passado, o volume do setor de serviços registrou alta de 8% sendo a décima oitava taxa positiva seguida desse indicador, na série sem ajuste sazonal. O acumulado do ano chegou a 8,4% e o acumulado nos últimos doze meses passou de 9,6% em julho para 8,9%.

Entre as cinco atividades pesquisadas, três seguiram o resultado positivo do índice geral: outros serviços, serviços prestados às famílias e atividades turísticas. Já em sentido contrário, após três meses consecutivos de crescimento, os transportes recuaram 0,2% em agosto. O seguimento dos serviços profissionais, administrativos e complementares ficou estável e sem variação no mês de referência, após o recuo de 1,1% em julho.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Facebook
Veja também