Viagora

Atividade econômica registra variação de 0,1% em outubro, diz FGV

A análise trimestral interanual apontou que a economia apresentou crescimento de 3,3% no trimestre encerrado em outubro.

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) divulgou dados do PIB-FGV, que apontam um crescimento de 0,1% na atividade econômica no mês de outubro. A análise trimestral interanual apontou que a economia apresentou crescimento de 3,3% no trimestre encerrado em outubro.

De acordo com Juliana Trece, que é coordenadora da pesquisa, o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) no mês analisado deve-se ao bom desempenho do setor de serviços e do consumo.

“Assim como tem ocorrido durante todo o ano de 2022, esses componentes seguem contribuindo positivamente apara o desempenho da economia. Destaca-se que após dois recuos consecutivos da atividade econômica, o crescimento de 0,1% é considerado modesto, porém não deixa de mostrar que a economia ainda dá indícios de crescimento, apesar da maior influência do aperto monetário causado pelos altos juros”, apontou a coordenadora.

A pesquisa registrou ainda que em termos monetários, é estimado que o acumulado do PIB até outubro de 2022, foi de R$ 8,158 trilhões.

Consumo familiar

O levantamento do FGV destacou que o consumo das famílias apresentou crescimento de 5,7% no trimestre móvel terminado em outubro. A contribuição positiva do consumo de produtos não duráveis segue crescendo desde o segundo trimestre. Já em relação aos duráveis, o consumo cresceu no trimestre móvel findo em outubro.

Formação bruta de capital fixo (FBCF)

A pesquisa da Fundação registrou que a Formação bruta de capital fixo (FBCF) cresceu 6,4% no trimestre móvel encerrado em outubro com contribuição do segmento de máquinas e equipamentos. No entanto, no trimestre móvel terminado em outubro a contribuição de máquinas e equipamentos representou cerca de 70% do crescimento do componente.

Importação e exportação

Por fim, a exportação de bens e serviços aumentou cerca de 11,4% no trimestre móvel terminado em outubro. A exceção ficou com a exportação de produtos da extrativa mineral.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também