Viagora

Brasil possui mais de 207 milhões de habitantes, diz prévia do IBGE

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28), a partir da prévia do Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro.

O Brasil já chegou a 207.750.291 de habitantes este ano, é o que aponta dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28), a partir da prévia do Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro.

A prévia da população dos municípios conforme os dados, mostrou ainda que a região sudeste tem 87.348.223 de habitantes; enquanto o Nordeste possui 55.389.382; o Sul, 30.685.598; o Norte, 17.834.762, e o Centro-Oeste, 16.492.326.

Com base no IBGE, a divulgação dos dados visa dar cumprimento a lei que determina ao instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). O IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.

O diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, ressaltou que o modelo estatístico é validado por Comissão Consultiva do Censo deste ano.

"Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis", destaca.

Ainda segundo o instituto, a divulgação das populações municipais está sendo estudada, visto que também é necessário o cumprimento das obrigações legais. A equipe do IBGE chegou conclusão que o melhor modelo estatístico seria o que usa dados do Censo 2022 nas cidades onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios.

"A missão do IBGE é retratar a realidade. Com a discussão das propostas, escolhemos a que chega o mais próximo possível da realidade populacional nos domicílios do país", afirmou o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte.

Também nesta quarta-feira (28), os dados foram entregues ao TCU visando contribuir com cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), realizado com base no número de habitantes. Posteriormente será publicado no Diário Oficial da União (DOU) uma tabela com a prévia da população para cada município.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Censo 2022

Facebook
Veja também