Viagora

Casos de dengue aumentam 95% no Brasil na comparação com 2021

Segundo o boletim epidemiológico, foram registrados 400 mil casos suspeitos da doença e cerca de 112 óbitos

No Brasil, o número de casos prováveis de dengue, quase dobrou desde o começo do ano comparado ao mesmo período de 2021, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

Dados de boletim divulgado apontam que cerca de 280 pessoas que tiveram agravamento da dengue e desse número, ocorreram 112 óbitos. Os estados brasileiros que registraram os casos são o estado de São Paulo, Goiás, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais. Ainda segundo o ministério, 180 mortes estão sendo investigadas.

Ainda segundo o boletim epidemiológico, foram registrados 400 mil casos suspeitos da doença, um aumento de 95% de casos em relação a 2021, cerca de 184 casos por 100 mil habitantes. A região do país que apresenta mais casos de dengue é o Centro-Oeste, com uma taxa superior a 700 casos por 100 mil habitantes. As cidades que apresentaram mais casos na região foram as capitais Goiânia, Brasília e Palmas.

De acordo com a vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Rosylane Rocha, os aumentos de casos podem ter sido causados pelo aumento considerados no volume das chuvas e acumulo de água parada, a dengue é uma doença sazonal que tem mais casos em períodos com chuva e calor. Outro ponto falado por Rosylane Rocha, para o aumento das notificações e registro oficial da doença, foi o medo provocado pelo covid-19, os sintomas iniciais das duas doenças são parecidos, por isso muitas pessoas procuram o pronto socorro.

com informações da Agência Brasil 

Mais conteúdo sobre:

Ministério da Saúde

Facebook
Veja também