Viagora

IBGE inicia pesquisa urbanística no Piauí nesta segunda

Segundo o IBGE, os agentes censitários estarão nas ruas até o dia 12 de julho, coletando dados sobre temas como acessibilidade, arborização e presença de equipamentos públicos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta segunda-feira (20) a pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, com o objetivo de registrar informações sobre a infraestrutura urbana de todos os municípios do país, além de fazer parte do projeto Censo Demográfico.

Segundo o IBGE, os agentes censitários estarão nas ruas até o dia 12 de julho, coletando dados sobre temas como acessibilidade, arborização e presença de equipamentos públicos.

O reconhecimento dos locais onde os recenseadores irão passar durante a coleta domiciliar do Censo Demográfico é feito por meio da Pesquisa do Entorno. Assim, os agentes que supervisionam diretamente o trabalho dos recenseadores, conhecem a realidade de campo e podem prever e buscar soluções para possíveis dificuldades. Mais de 3,6 mil setores censitários serão percorridos nos 224 municípios do Piauí. No país, serão 325 mil setores nos 5.570 municípios.

Segundo o IBGE, dos quesitos que serão investigados na Pesquisa do Entorno, dez pautas estão incluídas: A capacidade de circulação da via, existência de pavimentação, existência de bueiro ou boca de lobo, existência de iluminação pública, existência de calçada, existência de rampa para cadeirante, arborização, existência de ponto de ônibus ou van, existência de sinalização para bicicletas e presença de obstáculos na calçada, sendo os três últimos temas citados, pesquisas de forma inédita.

Segundo o IBGE, durante a realização da Pesquisa do Entorno não ocorrem entrevistas com moradores e o trabalho é executado apenas por meio de observação em campo e registro das informações em formulário digital. Os recenseadores do IBGE visitarão todos os domicílios do país a partir de 1º de agosto. No Piauí, mais de 3 mil pessoas irão fazer parte da força de trabalho diretamente envolvida com a operação censitária. No estado, cerca de 900 mil domicílios serão visitados.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Censo

Piauí

Pesquisas

Facebook
Veja também