Viagora

Receita alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix

A Receita informou em comunicado, que jamais proporciona dados para recolhimento de taxas de transferência ou tributos.

Neste sábado (02), a Receita Federal, emitiu um alerta sobre golpe de estelionatários que se passam por supostas empresas, para condicionar a liberação do crédito ao pagamento antecipado do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Documentos falsos de notificação e de arrecadação que levam o cidadão a recolher taxas inexistentes para a liberação de dinheiro, são fornecidos pelos fraudadores. O suposto IOF é repassado pela vítima por meio de Pix para pessoas físicas, informou o Fisco.

A Receita informou em comunicado, que jamais proporciona dados para recolhimento de taxas de transferência ou tributos. Os servidores do Fisco não prestam serviços de empréstimos e também não entram em contato com a população para cobranças de pagamentos.

Segundo o órgão, a quitação do IOF só pode ser pelo meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pago pela instituição realiza o empréstimo, não pelo tomador.

Orientação

Conforme a Receita Federal, caso alguém desconfie ser vítima de golpe, a orientação é que procure imediatamente a polícia, com todas as provas possíveis e registre um boletim de ocorrência.

Por: Bruna Sousa 

Com informações Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Receita Federal

Facebook
Veja também