Viagora

IBGE prorroga inscrição de seleção para 15 mil vagas de recenseador

De acordo com o Instituto, o processo complementar oferece vagas não preenchidas em diversos municípios do Brasil.

Nesta sexta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou a prorrogação para 03 de agosto o fim do prazo deinscrições do processo seletivo complementar para recenseadores, estão disponíveis 15.075 novas vagas para trabalhar no Censo 2022. As inscrições são gratuitas.

De acordo com o IBGE, o processo complementar oferece vagas não preenchidas em diversos municípios do Brasil. O contrato tem duração de 3 meses, podendo ser prorrogado, em relação nas necessidades de conclusão das atividades do “Censo Demográfico 2022”, e na disponibilidade de recursos orçamentários.

Ainda de acordo com o Instituto, a jornada de trabalho de recenseador, é de no mínimo 25h semanais, além da participação obrigatória e integral no treinamento. A renumeração é por produção, calculada dependendo da região das unidades recenseadas (domicílios urbanos ou rurais), do tipo de questionário (amplificado ou simplificado), das pessoas recenseadas e do registro no controle da coleta de dados.

Censo 2022

Segundo o IBGE, a data para o inicio do Censo 2022 é dia 01 de agosto. Mais de 183 mil recenseadores estarão visitando todos os domicílios do Brasil, calculando cerca de 75 milhões. O Censo além de saber qual o tamanho da população (estimada em 215 milhões de habitantes), vai tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros, mostrando as características socioeconômicas: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, existência de saneamento básico dos domicílios, entre outros dados.

O Censo foi adiado por conta da pandemia de Covid-19, era pra ter sido realizado em 2020. Em 2021, sofreu adiantamento por falta de orçamento. O Governo Federal liberou R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda segundo o IBGE, os recenseadores vão visitar os domicílios até o início de novembro, incluindo aldeias indígenas. Os moradores quilombolas serão contabilizados pela primeira vez. Nas aldeias indígenas, a coleta domiciliar tem início em 10 de agosto, e dos territórios quilombolas, no dia 17 do mesmo mês.

Resultado

Conforme o Instituto, até o final deste ano, estão previstos os primeiros resultados do “Censo 2022”. Outros cruzamentos e análises de dados, serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Facebook
Veja também