Viagora

IBGE inicia coleta de dados para o Censo 2022 nesta segunda-feira

De acordo com o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, serão cerca de 100 mil recenseadores nas ruas.

Nesta segunda-feira (01), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciará a coleta de dados do Censo Demográfico de 2022, que será lançado no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, serão cerca de 100 mil recenseadores nas ruas. “O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo, no sentido de visita domiciliar, de você bater de porta em porta e colocar 180 mil recenseadores na rua. O Censo não é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma instituição que pertence ao Brasil. O IBGE coordena o Censo, mas é o Censo do Brasil”, afirma.

Ainda de acordo com o diretor de pesquisas, essa ação é importante tanto para o poder público quanto para os brasileiros. “É importante para a sociedade, para o governo, para as empresas públicas e privadas, para os gestores públicos e da iniciativa privada. Se você vai abrir uma empresa em determinado município, precisa conhecer detalhes daquele município”, disse.

Segundo o IBGE, o 13º Censo Demográfico terá duração de dois meses e meio, e deverá ser encerrado no mês de outubro.  Os resultados preliminares da pesquisa devem ser divulgados em dezembro de 2022, os dados colhidos pelo órgão, serão enviados para o Tribunal de Contas da União (TCU), para então serem usados na elaboração do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados.

Ainda segundo o IBGE, os recenseadores vão estar usando um colete, boné e crachá que possuirá um QR Code que pode ser lido pelo celular e assim será possível confirmar o nome e foto do recenseador e se o faz parte do quadro de servidores do órgão.

Mais conteúdo sobre:

Brasil

Facebook
Veja também