Viagora

Índice Nacional da Construção Civil cresce 1,48% no mês de julho

De acordo com o IBGE, os levantamentos do Sinaspi são essenciais na produção de investimentos.

Nesta terça-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional da Construção Civil (Sinaspi) apresentou crescimento de 1,48% no mês de julho, o que aponta um recuo de 0,17 ponto percentual em relação ao registrado em junho, que foi de 1,65%. A porcentagem acumulada de janeiro a julho é de 9,11%, e de janeiro a dezembro de 14,07%.

De acordo com Augusto Oliveira, gerente do Sinapi, o segundo semestre inicia com o terceiro maior índice 2022, por conta de suas parcelas de composição, que são material e mão de obra.

Segundo o IBGE, a taxa da parcela de materiais da construção civil chegou a 1,38% em julho, o que aponta um crescimento em relação ao mês de junho, que registrou 1,19%.

No entanto, Augusto Oliveira pontua que a parcela de mão de obra registrou uma queda de 0,73 em relação a junho, ficando com o percentual de 1,62%.

Conforme informações do IBGE, os levantamentos Sinaspi são fundamentais na programação de investimentos. “Os preços e custos auxiliam na elaboração, análise e avaliação de orçamentos, enquanto os índices possibilitam a atualização dos valores das despesas nos contratos e orçamentos”, explicou o Instituto.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também