Viagora

IPCA registra deflação de 0,68% no mês de julho

De acordo com o gerente da Pesquisa, Pedro Kislanov, a queda no IPCA foi influenciada pela redução no preço dos combustíveis.

Nesta terça-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou no mês de julho uma deflação de 0,68%, sendo a menor taxa da série, que foi iniciada em 1980. Em junho deste ano, a inflação apresentou crescimento de 0,67%.

De acordo com Pedro Kislanov, gerente da Pesquisa, a queda no índice foi influenciada pela redução no valor dos combustíveis. “A Petrobras, no dia 20 de julho, anunciou uma redução de 20 centavos no preço médio do combustível vendido para as distribuidoras. Além disso, tivemos também a Lei Complementar 194/22, sancionada no final de junho, que reduziu o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações”, explicou o gerente.

Pedro Kislanov apontou por fim, que a redução no preço dos combustíveis e consequentemente a queda de 4,51% nos grupos de transportes, apresentou influência na habitação, que caiu 1,05% com a diminuição de 5,78% na conta da energia elétrica.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

IPCA

Facebook
Veja também